Fernando Almeida

Chegando ao fim de um ano conturbado, as vésperas do Natal, o drama da saúde pública na  segunda maior cidade do estado  se agrava ainda mais.  O fornecimento de alimentação a funcionários e acompanhantes de pacientes do Hospital Regional de Araguaína (HRA) foi novamente suspenso nesta terça-feira, 23. 

Uma decisão da Justiça de Araguaína proferida no último dia 5 determinava à empresa Litucera a manutenção do serviço e estipulava multa de R$ 10 mil por dia, em caso de descumprimento. No entanto, segundo relato, servidores do HRA e acompanhantes de pacientes não receberam a janta, que seria fornecida por volta das 21h00 de ontem.  

Refeitório vazio

Fotos enviadas à redação do Araguaína Notícias mostram que o refeitório do Hospital Regional de Araguaína estava vazio durante a noite de ontem. E também não aparentava sinais de funcionamento e/ou uso por parte dos funcionários da unidade hospitalar.  A escassez de comida no HRA se agravou em agosto deste ano. Quando muitas vezes foi servido apenas uma pequena porção de arroz branco e ervilha, ou um pouco de macarrão.

Bico do Papagaio

O drama também acontece no Hospital Público de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio. Segundo comunicado interno, a Litucera suspendeu o fornecimento de alimentação e a orientação é que as escalas sejam organizadas de tal forma que os servidores possam sair para almoçar e jantar. Outra medida paliativa é a autorização para entrada de refeições para os acompanhantes. O documento traz um pedido de desculpas,  reforça que a situação foge da capacidade de resolução da diretoria e diz esperar que o problema seja resolvido o mais breve possível.

HRA

Nesta ano  o HRA tem sofrido muito pelo descaso por parte do Estado. A máquina de radioteparia está quebrada há mais de dois meses e 75 pacientes com câncer ficaram sem tratamento, segundo o MPE.  Destes, 21 foram encaminhados para Goiânia (GO).  Em 2014, também foi registrado superlotação, pacientes sendo atendidos nos corredores do Hospital.  Além da falta de material e medicamentos para fazer até mesmo cirurgias.

Explicação da sesau

O Araguaína Notícias entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mas não houve retorno das ligações e nem do email. 

Leia+

» Justiça determina fornecimento de alimentação e limpeza no HRA

» Aparelho de radioterapia quebrado deixa 75 pacientes sem tratamento no HRA; MPE ajuíza ACP

» Servidores e pacientes do HRA se alimentam com arroz branco e ervilha 

» Litucera diz ter 56 milhões para receber da Sesau e ameaça suspender refeições nos hospitais do Tocantins