Notícias

Abertas inscrições para o II Fórum de Enfrentamento à Violência de Gênero de Araguaína

Com tema "Por vozes livres e vidas sem violência", evento irá propor, avaliar e monitorar políticas de prevenção e de enfrentamento à violência contra as mulheres

Com limite de 300 vagas, as inscrições serão feitas exclusivamente online
Foto: Marcos Sandes Filho/SECOM

Já estão abertas as inscrições para o II Fórum de Enfrentamento à Violência de Gênero – Por Vozes Livres e Vidas sem Violência, realizado pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Mulher. Com limite de 300 vagas, as inscrições serão feitas exclusivamente online, pelo link: https://forms.gle/B6xh6JzBJBY7NRjq6

O evento será realizado no dia 30 de abril, das 13h30 às 18h, no auditório do Fórum de Araguaína, localizado à Avenida Filadélfia, n° 3650, Jardim Santa Helena.

“Com a realização do Fórum, a Secretaria da Mulher segue se consolidando como canal de diálogo onde as mulheres podem ser ouvidas de forma eficaz. Com isso, podemos ampliar nossas ações na promoção da igualdade de gênero nas oportunidades, conscientização, proteção, serviço de apoio e políticas públicas que visem o empoderamento feminino”, afirmou a secretária da Mulher de Araguaína, Ângela Maria Silva.
 

Programação


O evento contará com apresentação cultural, seguida de um ato simbólico com a Rede de Proteção à Mulher de Araguaína. Logo depois, haverá palestra com a advogada Stella Bueno, especialista em Direitos da Mulher e vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher.

Após a palestra, mulheres representantes de diversos segmentos sociais participarão de uma roda de conversa, mediada pela anfitriã do evento, a secretária da Mulher de Araguaína, Ângela Maria Silva, e pela juíza de direito Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
 

Secretaria da Mulher de Araguaína


Criada no final de 2023, a Secretaria da Mulher de Araguaína (SEMUL) realizou, em 2024, 11.232 atendimentos por meio de diversos projetos e ações voltados para a segurança, saúde, autoestima e conscientização.

Destacam-se a campanha do Banco Vermelho, com 5.191 atendimentos entre palestras e distribuição de material educativo, e o projeto Maria da Penha na Escola, com 3.429 atendimentos. Ao todo, foram onze iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, consolidando a atuação da secretaria em prol das mulheres de Araguaína.

Em fevereiro desde ano, a SEMUL inaugurou um espaço de acolhimento, com atendimento jurídico e psicológico a mulheres em situação de vulnerabilidade, encaminhadas pela Justiça. Em março, a pasta firmou parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para ofertar cursos profissionalizantes gratuitos, por meio do programa federal Mulheres Mil.