
Amanhã, dia 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em Araguaína, somente este ano, órgãos de proteção ao idoso já atenderam 20 denúncias. Quem quiser contribuir denunciando algum tipo de agressão pode ligar no 3411-1257, na Sala da Proteção Social Especial, da Secretaria da Assistência Social.
Com dados da Diretoria de Proteção Social do Município, todos os casos são atendidos, acompanhados e encaminhados para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Ministério Público, de acordo com a gravidade do caso. Além disso, acontecem também visitas em domicilio, onde representantes dos órgãos orientam os familiares no cuidado ao idoso.
Em comemoração à data, nesta sexta-feira, 16, acontecerá um forró a partir das 13 horas, no Centro de Convivência do Idoso, no Setor Brasil, com música ao vivo e, logo após, um jantar.
Conselho do IdosoO Conselho do Idoso acompanha de perto os casos levando esclarecimento para familiares relacionados à melhoria da qualidade de vida: cuidados com a pressão, diabetes, sedentarismo, higiene bucal, alimentação saudável e vários outros fatores característicos da pessoa idosa.
Além do Conselho do Idoso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza outras atividades nos bairros, como ginástica e alongamento, sempre com o acompanhamento de fisioterapeuta e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
A cada 15 dias, nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os idosos participam de rodas de conversa e momentos de interação, com profissionais de várias áreas.
Com a ajuda de presidentes de bairros, os profissionais estão realizando uma pesquisa para saber o número exato de idosos. Até agora estima-se que há entre 18 e 22 mil idosos no Município.
DataO Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é lembrado sempre no dia 15 de junho. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data é proporcionar a população consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, muitos acham normal e o objetivo principal é mudar essa concepção.