A acadêmica Renata Mamede de Lima (20 anos), do 8º período de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, foi selecionada para representar a cidade de Araguaína na 3ª edição do projeto Intervenção Poética Nacional. O evento cultural é promovido pela Transvê Poesias, e este ano traz o tema “A Esperança nos Versos de um Brasil Amador.”
A intervenção cultural é promovida em 68 cidades de 26 Estados, entre os dias 13 a 30 de abril. Nesta edição o evento homenageia o bicentenário de nascimento do renomado escritor e poeta Gonçalves Dias.
Em Araguaína o evento vai ocorrer na próxima quarta-feira, 19, no Parque Cimba e na UFNT, sob o comando da acadêmica Renata. Na oportunidade, o público terá oportunidade de prestigiar a exposição dos poemas e apreciar a declamação de textos literários.
Renata conversou com o AN e falou sobre a participação no evento e também sobre a paixão pela literatura.
“Desde os meus 8 anos eu tinha o sonho de ser escritora e professora. Com o tempo esse desejo foi aumentando, pois escrever poemas, contos e crônicas era e ainda é uma forma de expressar por palavras os meus sentimentos.” Destacou a acadêmica.
Centenas de poetas e poetisas de todo o país enviaram quase 2 mil poemas para o projeto Transvê Poesias. Questionada sobre o sentimento de estar entre os selecionados, Renata destacou que o momento foi de muita gratidão.
“Notei que nenhum esforço que eu tinha feito foi em vão. Logo, poder representar a minha cidade em um evento nacional é um sonho que eu sempre fui alimentando, e hoje tornou-se realidade.” Comemorou Renata.
Ela detalhou que a programação em Araguaína prevê intervenções poéticas em dois locais, uma no Parque Cimba e outra no Campus da UFNT. O evento contará também com participação de alunos do Colégio Estadual Jardim Paulista, na confecção e distribuição das garrafas poéticas.
Por ser representante, Renata destacou ainda que a coordenação do evento enviou poemas de outros poetas dos Estados brasileiros para divulgar em Araguaína. “Isso tem por objetivo o intercâmbio entre as produções literárias.”
Por fim, ela ressaltou que ação está sendo possível devido a participação dela no Programa Residência Pedagógica da Caps. E conta com apoio da equipe local formada por Jaiara Martins, Martha Aurora, Isabel Ambrosio, Maria Gabriela Diniz e Sávio Scheidemann.