Mesmo com a ausência do governador Sandoval Cardoso, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA cumpriu a agenda de discussões sobre a pauta de reivindicações junto a diretores, associados e presidentes das associações comerciais da região. A reunião também contou a presença do secretário de Pecuária e Agricultura do Estado, Júnior Marzola, representante do Governo do Estado, o prefeito Ronaldo Dimas, o deputado federal, César Halum, e demais autoridades.

Diante dos novos rumos do encontro, o presidente da ACIARA, Manoel de Assis, lamentou a ausência do governador, mas considerou a reunião um momento positivo. “Aproveitamos a ocasião para adiantar os pontos de discussões e acrescentar novas demandas conforme as deliberações dos colegas de outros municípios”, pontuou Manoel.

Justificativa

Segundo o secretário de Estado, o governador Sandoval Cardoso precisou desmarcar todos os compromissos previstos em várias cidades da região em razão de reuniões e encontros da agenda partidária. “Mas o próprio governador pediu que eu já definisse junto à associação uma nova data para a reunião”, explicou Júnior Marzola.

Ainda de acordo com o secretário, o governador garantiu que as demandas apresentadas pelas associações comerciais serão avaliadas sob o olhar empresarial, levando em conta as reais necessidades dos lojistas.

Pauta de reivindicações

Na presença dos presidentes das associações comerciais de Xambioá, Augustinópolis, Araguatins, Guaraí e Tocantinópolis, a ACIARA entregou ao secretário uma pauta de demandas das áreas de desenvolvimento econômico, políticas públicas, infraestrutura, segurança pública, fiscal e tributária, esta última de interesse direto dos empresários de todo o Estado. “Ainda há muito a ser feito para incentivar a classe comercial e industrial. Sabemos a importância de nossos impostos para as finanças do Estado, mas não podemos nos sacrificar mais. É possível reduzir tributos sem prejudicar a arrecadação, porque as empresas vão crescer mais”, esclareceu a diretora Antônia Lopes.

Os diretores da entidade apresentaram cada um dos pontos do documento, enfatizando as dificuldades vivenciadas pelos empresários no dia a dia do comércio e a necessidade de incentivo e investimento do poder público para aumentar o poder de concorrência das empresas do Tocantins frente a outros Estados.

“Importante ressaltar que cada uma dessas demandas foi levantada com base nas reivindicações de associados e diretores. A presença de lojistas de outras cidades com certeza enriquece nossa pauta porque mostraremos a o Governo a necessidade de diversificar os investimentos”, disse o presidente Manoel.

Os presidentes Clodomir Alves (Xambioá), Alessandro Silva Cavalcante (Augustinópolis), Laisse Conceição Guimarães (Araguatins), Antônio Lemos (Guaraí) e Evandro Guimarães Santos (Tocantinópolis) acrescentaram à pauta demandas relacionadas aos sistemas de emissão de cupom fiscal, segurança pública nas cidades que fazem fronteira com outros Estados e maior fiscalização dos produtos que vêm de fora.

Ainda na oportunidade, a ACIARA solicitou ao Governo a redução de multas administrativas que dificultam a vida do empresário, bem como o aumento para R$ 2,7 milhões do sublimite do Simples Nacional, e ainda o fim do diferencial de alíquota para as micro e pequenas empresas.

Compromissos

Mesmo com o intuito de agendar uma nova reunião entre as associações comerciais e o governador Sandoval Cardoso, o secretário Júnior Marzola deu explicações e adiantou alguns investimentos do Estado acerca dos pontos contidos na pauta de reivindicações.

De acordo com Júnior, a duplicação da Avenida Filadélfia já está autorizada pelo governador e deve começar logo após o fim do recapeamento. Com relação ao estado de conservação das rodovias estaduais da região, o secretário afirmou que todas possuem obras licitadas e algumas já em andamento.

Sobre a segurança pública, Marzola disse que haverá por parte do Estado um maior empenho para revitalizar as Células Comunitárias e que é preciso aguardar a finalização de todos os trâmites do concurso público para delegado e outros cargos da Polícia Civil para avaliar a distribuição destes profissionais nas cidades da região. Já com relação ao sistema de monitoramento eletrônico, o Governo já autorizou o investimento inicial de R$ 1 milhão previsto para os equipamentos.

Aeroporto

O prefeito Ronaldo Dimas assumiu a palavra para dar explicações sobre a gestão do aeroporto da cidade. Segundo ele, a Prefeitura de Araguaína assumirá a administração de todo o complexo (terminal e pistas) e deverá terceirizar os serviços. Recentemente, o Governo do Estado entregou um novo caminhão de combate a incêndios e que será gerido pelo Corpo de Bombeiros. O veículo já é um primeiro passo para que o aeroporto possa receber pouso de aeronaves de maior porte.