Movimento na Av. Cônego João Lima (Foto: Araguaína Notícias)

A Aciara entrou em consenso com a gestão Dimas para flexibilizar a abertura do comércio de Araguaína, com revezamento de horários. A informação consta em documento encaminhado pela entidade aos associados, no último sábado, 30. Mas a flexibilização depende de novo decreto do prefeito Ronaldo Dimas, que trará as normas de funcionamento.

No documento, a Aciara reforça que desde o primeiro decreto que restringiu o funcionamento do comércio, em 18 de março, a entidade vem mantendo constante diálogo. E que na reunião virtual da última sexta-feira (29/05), com o prefeito Ronaldo Dimas, houve “um excelente diálogo com grandes perspectivas” e chegaram a um consenso. 

A flexibilização, se confirmada, será acompanhada de uma escala de horários de abertura e fechamento, por ramos de atividades. Podemos, desde já, considerar uma vitória para a classe empresarial essa flexibilização que há de ocorrer”. Diz nota da Aciara.

Responsabilidade

O documento cita que, entretanto, junto com vitórias “temos responsabilidades, que devem ser assumidas por todos nós.” Quais sejam: precisamos cumprir o que vier a ser decretado. “Isso já é muito melhor do que ficar sem poder atender clientes durante todo o dia. Além disso, há embasamento técnico para essa escala que será criada.” Destaca, acrescentando. 

-Além disso, todas as empresas precisam de seguir medidas de segurança para prevenir inclusive os empresários e seus funcionários do contágio, com todos mantendo distanciamento e disponibilizando álcool 70° para clientes e colaboradores, bem como exigindo o ingresso no estabelecimento apenas de pessoas utilizando máscaras. Reforça o comunicado.

 -Por entender que os empresários irão cumprir à risca as medidas alternativas, nos comprometemos a auxiliar nesse processo junto à Prefeitura, tudo na tentativa de conseguir o melhor para a classe empresarial, o que é nosso objetivo, missão e nosso principal valor. Frisa.

Bebidas e Igrejas

Na última sexta-feira Dimas já cedeu e liberou a venda de bebida alcoólica nos comércios de Araguaína, após um mês de proibição. Mas o consumo nos bares e locais públicos continuam proibidos. Dimas também autorizou igrejas a atenderem pessoas para aconselhamento pastoral, desde que não cause aglomerações com mais de 10 pessoas.

 

 Nota aos associados 

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, entidade representativa da classe empresarial na cidade de Araguaína, vem esclarecer o que vem ocorrendo nos últimos dias quanto ao funcionamento do comércio.

Primeiramente, vale destacar que em um cenário completamente inédito, não há verdades absolutas ou previsões confiáveis sobre como se desenvolveria ou desenvolverá em cada cenário de decisões tomadas pelos poderes públicos.

Com isso, desde o primeiro Decreto Municipal que tratou sobre alguma restrição em razão da pandemia, de 18/03/2020, a ACIARA vem mantendo diálogo constante com representantes municipais, estaduais e federais em busca de defender os interesses da classe empresarial, o que inclui a defesa da vida também.

Como já dito diversas vezes, não há disputa entre vida ou morte, ou entre dinheiro e saúde, há a tentativa de se construir cenários que valorizem a vida, o que inclui a manutenção de uma economia funcionando.

Nesse sentido, a ACIARA esclarece que desde a publicação do Decreto Municipal n° 222 que restringiu o acesso de clientes em diversos tipos de estabelecimentos, vem lutando de forma consciente e civilizada com nossos governantes em busca de uma readequação do mesmo, já tendo enviado diversos ofícios, bem como participado de dezenas de reuniões virtuais com deputados, vereadores, representantes da Prefeitura e inclusive com o Prefeito Ronaldo Dimas.

Sempre com um único objetivo: representar e defender a classe empresarial de Araguaína. Após muito diálogo e tratativas, tivemos na tarde da sexta-feira, 29, uma reunião virtual com o Prefeito

Ronaldo Dimas em que tivemos um excelente diálogo com grandes perspectivas, sendo chegado a um consenso, para que se evitem aglomerações no transporte público, que a flexibilização, se confirmada, será acompanhada de uma escala de horários de abertura e fechamento, por ramos de atividades.

Podemos, desde já, considerar uma vitória para a classe empresarial essa flexibilização que há de ocorrer.

Entretanto, junto com vitórias temos responsabilidades, que devem ser assumidas por todos nós. Quais

sejam: precisamos cumprir o que vier a ser decretado. Ou seja, se o ramo de atividade da empresa estiver enquadrado para funcionar das 08h às 17h, somente abra às 08h e feche até às 17h. Isso já é muito melhor do que ficar sem poder atender clientes durante todo o dia. Além disso, há embasamento técnico para essa escala que será criada.

Além disso, todas as empresas precisam de seguir medidas de segurança para prevenir inclusive os empresários e seus funcionários do contágio, com todos mantendo distanciamento e disponibilizando álcool 70° para clientes e colaboradores, bem como exigindo o ingresso no estabelecimento apenas de pessoas utilizando máscaras. Essas medidas são importantes para todos e caberá a cada um dos empresários a fiscalização dentro de seus estabelecimentos para que continuemos abertos.

Essa conscientização precisa ser levada a sério. Portanto, se seu vizinho tiver dificuldade em cumprir, auxilie, seja colaborativo nesse processo novo. Oriente, ajude a evitar que poucos problemas causem danos à maioria.

Por entender que os empresários irão cumprir à risca as medidas alternativas, nos comprometemos a auxiliar nesse processo junto à Prefeitura, tudo na tentativa de conseguir o melhor para a classe empresarial, o que é nosso objetivo, missão e nosso principal valor.

A ACIARA construiu uma credibilidade ao longo de mais de 44 anos de história por lutar de forma consciente e séria, sempre ao lado do empresário, e pra que essa luta continue, precisamos de união. Contamos com você!

Atenciosamente,

ASSOCIAÇÃO COMARCIAL E INDUSTRIAL DE ARAGUAÍNA