Os empresários que tiverem conflitos com consumidores ou fornecedores em função da falta de pagamento das compras ou qualquer outra demanda poderá resolver os conflitos por meio da conciliação. É o que propôs a juíza e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, Drª. Umbelina Lopes Pereira, durante palestra para associados da Associação Comercial e Industrial de Araguaína - ACIARA, no dia 12. 

Segundo a juíza, na fase do atendimento pré-processual, não há custo nenhum para as partes envolvidas. “Muitos casos podem ser resolvidos sem precisar chegar até a Justiça. Essa é uma forma de buscar acordos e reduzir o número de processos parados”, afirmou Drª. Umbelina.

De acordo com o presidente da ACIARA, Manoel de Assis Silva, esta é a chance do empresário resolver diversas demandas com agilidade. “É preciso haver boa vontade das partes envolvidas e a consciência que este é um caminho totalmente legal do ponto de vista jurídico e com ganhos mútuos”. “Sem contar que é possível evitar a já conhecida morosidade da Justiça para resolver pequenas e grandes demandas”, completa o assessor jurídico da associação, Roger Kuhn.

O intuito é fechar uma parceria entre o CEJUSC e a ACIARA para incentivar o empresariado a buscar a conciliação como forma de solução de qualquer tipo de conflito. Entre os dias 23 e 27 de novembro, o Judiciário promoverá a Semana Nacional da Conciliação, oportunidade ideal para quem quiser resolver as demandas. “Precisamos criar uma cultura pacificadora em nossa sociedade, para que as pessoas evitem disputas litigiosas e busquem os acordos. Na vara da Família, por exemplo, todas as conciliações deram certo”, informou a juíza. 

A ideia da iniciativa é também incentivar as mediações extrajudiciais por meio de cortes de conciliação, como a 5ª Corte de Conciliação e Arbitragem, em funcionamento do prédio da ACIARA. Os interessados em participar da Semana Nacional de Conciliação podem entrar em contato pelo telefone (63) 3414-6649 (CEJUSC) ou procurar o Dr. Roger Kuhn, para mais esclarecimentos.