Cânion Encantado é um dos atrativos pouco conhecidos de Almas
Foto: Adetuc

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, esteve reunido, no primeiro fim de semana de dezembro, com o prefeito do município de Almas, Wagner Nepomuceno Carvalho, e demais auxiliares. No município, distante a 306 km de Palmas, Tom Lyra visitou os atrativos turísticos da região e conheceu de perto o patrimônio histórico e cultural da região.

Durante a visita do presidente, o prefeito apresentou, ao presidente da Adetuc, os projetos que estão sendo elaborados no setor de turismo e cultura da cidade, a exemplo do fomento do turismo de experiência patrimônio histórico. Wagner Carvalho lembrou ainda da importância do apoio do Governo do Estado no fomento ao turismo e na realização de eventos como a celebração do aniversário da cidade e da exposição agropecuária de Almas.

Na oportunidade, o prefeito também apresentou os projetos que se encontram em fase de planejamento para realização do festival gastronômico do município, previsto para ocorre em 2020. Ele tratou ainda sobre o projeto que está sendo elaborado em relação ao plano turístico da região e do calendário cultural da cidade.

De acordo com o presidente Tom Lyra, o prefeito Wagner Carvalho tem se empenhado em desenvolver ações em parceria com o Governo do Estado, no sentido de promover o desenvolvimento da atividade turística e de fomento ao truísmo cultural. “O governador Mauro Carlesse nos incumbiu de visitar os municípios para conhecermos de perto os potenciais das regiões, a fim de desenvolvermos ações conjuntas, visando fortalecer o turismo e a cultura das regiões do Estado e criando oportunidades para investimento no setor e promover a geração de emprego e renda”, ressaltou.

História

Visitando Almas, o turista fará uma aventura de volta ao passado, nos tempos do Brasil colonial. A história da cidade remonta ao ano de 1734 com a chegada dos primeiros moradores, portugueses vindos em busca de ouro, período em que o País era colônia de Portugal. Naquela época, os bandeirantes usavam seus escravos para garimpar ouro. Escavações nos arredores da cidade e a construção do velho templo católico pelos escravos comprovam o passado histórico e fascinante. Após o fim do ciclo do ouro, a economia da cidade foi retomada com o desenvolvimento da agropecuária na região. A cidade foi fundada em 14 de novembro de 1958. Segundo dados do IBGE/2010, Almas possui pouco mais de 7.500 habitantes

Sendo uma das cidades mais antigas do Tocantins, Almas tem enorme potencial para o ecoturismo por suas muitas belezas naturais. Seus atrativos, ainda pouco conhecidos, a exemplo de cachoeiras, Cânion Encantado, Fazenda Aldeia, Vale dos Pássaros, dentre outros.