OAB-TO solicitou apoio e atuação da SSP-TO para garantir o livre e efetivo exercício da advocacia.
Foto: Divulgação/OAB-TO

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins se reuniu com representantes da Secretaria da Segurança Pública, na tarde desta quinta-feira, 12, para solicitar apoio e atuação da SSP-TO para garantir o livre e efetivo exercício da advocacia. A advogada Mikaely Sousa Lima, atuante em Araguaína, sofreu ameaças relacionadas a sua atividade profissional. Diante do ocorrido, a OAB/TO em conjunto com a SSP-TO já tomou as devidas providências e o caso está sendo acompanhado a rigor pelas Instituições.

O presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, afirmou que a Ordem não admite ameaça de qualquer espécie com intuito de restringir a advocacia e conta com o apoio da Segurança Pública para investigar e acompanhar o caso. “Estamos fazendo uma ação institucional firme para impedir qualquer ameaça ao exercício da advocacia no Tocantins”, disse.

O presidente da OAB Subseção de Araguaína/TO, David Moraes, destacou que “é necessário garantir o exercício da advocacia sem nenhuma amarra ou tentativa de intimidação. A Ordem fará qualquer ação necessária para punir crimes contra a advocacia e garantir o direito aos advogados e advogadas de exercerem seu ofício buscando justiça sem qualquer tipo de intimidação”.

Para a procuradora-geral de prerrogativas, Aurideia Loiola, o caso de ameaça à advogada é grave. “Nós da OAB não vamos medir esforços até que toda a apuração esteja concluída, com as devidas responsabilizações”, ressaltou.