Aeroporto de Araguaína
Foto: Divulgação

Em reunião na noite da última segunda-feira, 22, com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em Palmas, o prefeito Wagner Rodrigues reforçou a importância de uma nova visita do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), para garantir a retomada e ampliação dos voos na cidade no mês de agosto.

O Município concluiu as etapas de qualificação da pista com a instalação de novos equipamentos e aguarda a avaliação técnica do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo). Concluiu também a drenagem, limpeza da área de segurança do aeroporto com a remoção e poda de árvores, nivelamentos das cabeceiras e instalação do PAPI, o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão.

“Estamos com a Gol e Azul aguardando apenas a visita do Grupo Especial de Inspeção em Voo para homologar o nosso Aeroporto. Na reunião com o ministro de Portos e Aeroportos percebi que falta pouco para a retomada de voos regulares, o que vai beneficiar não só Araguaína, mas também a região norte e parte do nordeste, porque temos próximos o Pará e Maranhão. Além do ministro, quero agradecer ao deputado Alexandre Guimarães pelo empenho e apoio nesse processo”, afirmou Wagner.

“Temos trabalhado muito pelo fortalecimento da viação aérea do Município de Araguaína. Além da retomado dos voos, estamos trabalhando para operação de outras companhias aéreas na cidade. É muito importante para o desenvolvimento do turismo na região, contribui com a geração de emprego e renda no estado e sobretudo no Brasil”, assegurou o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

Últimos ajustes e próximas etapas

O EPTA, um dispositivo de estação de rádio que auxilia na navegação das aeronaves, está sendo instalado e a proteção vegetal lateral da pista com o plantio de grama está em fase de contratação.

Além da instalação dos equipamentos que auxiliam a navegação das aeronaves, as etapas posteriores das obras de modernização do aeroporto incluem a finalização dos projetos que contemplam as estruturas internas, mas que não interferem na operacionalização dos voos na cidade.

As próximas etapas prevêem um novo estacionamento, nova área para hangares, uma área de giro, além do reforço na pista, reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados e reforma da seção contra incêndio.