O gerenciamento de uma agência de marketing digital é uma tarefa um tanto quanto trabalhosa.
Foto: Ilustrativa

As agências de marketing digital crescem cada vez mais, e muitos empresários enxergam nelas a capacidade de empreender no país. Porém, fazer o gerenciamento de uma agência de marketing digital é uma tarefa um tanto quanto trabalhosa.

Existem agências de todos os tamanhos. Escritórios grandes, com dezenas de funcionários e empresas pequenas com 3 funcionários, por exemplo.

Neste artigo preparamos algumas dicas para você aprender como gerenciar de forma eficiente uma agência de marketing e conseguir ótimos resultados.

O que é uma agência de marketing digital?

Uma agência digital entende o valor de investir em tecnologia avançada, bem como em desenvolvedores da web altamente qualificados, programadores, profissionais de marketing digital e especialistas em SEO. 

Com habilidades e tecnologia avançadas ao seu alcance, uma agência digital pode oferecer várias soluções digitais para seus clientes, juntamente com design criativo tradicional e serviços de branding.

Veja algumas dicas de como gerenciar de forma eficiente uma agência de marketing digital:

1. Tenha um planejamento para a agência

Como toda empresa, uma agência de marketing digital precisa de um planejamento para conseguir tocar seus projetos com qualidade. Faça um plano de negócios detalhado com todos os objetivos traçados por ela desde o início, e também os processos que fará com que ela atinja os resultados.

Outro ponto importante é documentar todo o processo em forma de playbook, disponibilizar para os colaboradores para que eles saibam exatamente o padrão que deve ser seguido na empresa.

2. Mantenha sua equipe sempre atenta

Mesmo com o planejamento e tudo definido, sua equipe deve estar sempre alinhada com todos os funcionários da empresa. Isso envolve uma serie de fatores, como responsabilidades, tarefas, habilidades e hierarquias.

Desenvolva o habito de manter a equipe trabalhando sempre de forma integrada, com autonomia e sabendo de todos os objetivos que devem ser alcançados pela empresa.

3. Faça o controle das suas finanças

O controle das finanças é fundamental para a saúde e o sucesso da agência de marketing digital. Controlar todo o fluxo de caixa, as entradas, saídas, custos, pagamentos de colaboradores, é de extrema importância para manter a equipe sempre focada no trabalho, e apenas no trabalho.

Como uma agência de marketing digital, na maioria dos casos, começa pequena. É fundamental economizar gastos e controlar ao máximo as finanças.

4. Contrate um software para gestão da empresa

Algumas tarefas do dia a dia devem ser feitas com a maior cautela do mundo, por um profissional especialista naquilo. Entretanto, existem processos que podem ser automatizados para aumentar a produtividade e o ganho de tempo da equipe de trabalho.

Um software de gestão é fundamental para organizar todas as informações da empresa, documentar arquivos necessários e montar o planejamento da agência.

A chave para administrar uma agência de sucesso é utilizar ferramentas e software relevantes para gerenciar e automatizar o máximo possível de áreas de negócios, permitindo que você se concentre nas necessidades de cada um de seus clientes.

Ter ótimas ferramentas para ajudar você e sua equipe sênior a gerenciar áreas como operações, recursos, CRM e relatórios irá liberar sua equipe para se concentrar em agregar valor para seus clientes.

5. Comece a vender!

Agora que está tudo pronto com o processo, você precisa de clientes. Comece apresentando uma lista de clientes em seu site, organizada por nome ou vertical para torná-la fácil de digerir rapidamente.

A partir daí, crie estudos de caso e vídeos de clientes, apresentando o maior número possível de seus principais clientes. Um estudo de caso eficaz conta a história do projeto de sua agência com um cliente, destaca os desafios que o cliente enfrentou e sua estratégia para enfrentá-los, mostra como sua agência forneceu uma solução tática e compartilha pontos de dados sobre os resultados de seus esforços.

Crie e padronize os relatórios para os clientes

Os clientes desejam manter o controle do que está acontecendo com suas campanhas de mídia social e de fácil acesso aos dados. Semelhante a incluir seus clientes em seus fluxos de trabalho de publicação, você pode dar a eles acesso direto a relatórios de mídia social, convidando-os para sua ferramenta de mídia social.

Combine com seus clientes metas de crescimento para serem atingidas em um determinado prazo. Ofereça soluções para que eles atinjam os objetivos e resultados com mais facilidade. Isso vai fidelizar os clientes e aumentar as avaliações positivas da sua agência de marketing.

Gostou do conteúdo? Se você saber mais sobre como uma agência de marketing digital pode aumentar seus resultados, conheça o site da empresa Planejador Web.