Política

Agência de Metrologia inicia implantação de regional em Araguaína e solicita terreno a prefeitura

Parceria com a Prefeitura de Araguaína visa a construção da nova unidade que atenderá a 42 municípios da região norte e do Bico do Papagaio.

Presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, se reúne com o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, para tratar da implantação da sede da Agência de Metrologia no município.
Foto: Cejane Borges / Governo do Tocantins

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) iniciou o processo para implantar uma regional na cidade de Araguaína, visando ampliar os serviços prestados à sociedade, especialmente na região norte e no Bico do Papagaio. A medida contará com a parceria da Prefeitura de Araguaína, que doará um terreno de 1.500 metros quadrados para a construção da unidade.

O presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, se reuniu com o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, nesta quarta-feira, 23, para formalizar o pedido de terreno e discutir os próximos passos do projeto. O objetivo é garantir maior segurança nas relações de consumo e promover um ambiente de negócios mais seguro e justo para empresários e consumidores.

“A vinda da AEM para Araguaína representa um avanço significativo para o Estado, especialmente para a região norte. A presença de um órgão federal no município contribui para o desenvolvimento regional e oferece oportunidades de crescimento econômico”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

A Agência de Metrologia, que atua em defesa dos consumidores e na regulação de padrões de qualidade e metrologia legal, trabalha em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para garantir a eficácia e a expansão dos serviços.

A próxima etapa será a visita aos locais potenciais para a implantação da regional e, após a definição do terreno, será iniciado o processo de doação formal. A AEM e o Inmetro buscam concluir a implantação da regional o mais breve possível.