Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Um agricultor foi preso pela Polícia Federal na tarde desta quarta-feira (11) em Colinas do Tocantins, por manter mais de 200 aves em cativeiro.  A PF chegou até ele após denúncia e a operação ocorreu em conjunto com o IBAMA.

Imagens feitas durante a operação mostram os pássaros presos em pequenas jaulas de ferro, dentro de um galpão, na Zona Rural de Colinas. Outros, em maior quantidade, se encontravam em cercados de telas. Entre as aves, estão 150 curiós, quatro papagaios e seis graúnas. 

De acordo com o delegado da PF Orlando Cavalcanti Neves, que conduziu a operação, o agricultor de 46 anos foi autuado em flagrante delito por crimes ambientais.  Ele foi levado à sede da Polícia Federal de Araguaína, e após autuação, encaminhado à CPPA, onde permanece preso.

Ainda segundo o delegado, além de responder perante a Justiça, o agricultor ainda terá que pagar multa administrativa, aplicada pelo IBAMA. O valor pode chegar até 80 mil reais. Se condenado, o agricultor pode pegar de três a oitos anos de reclusão.

As aves ficaram sob responsabilidade do IBAMA.  Após a devida verificação e análise, serão inseridos novamente na natureza. Já o agricultor se encontra na Casa de Prisão Provisória de Araguaína-CPPA, à disposição da Justiça.