Vereador Gideon Soares é eleito presidente da Câmara de Araguaína
Foto: Reprodução TV Câmara

Encabeçando chapa única, o vereador Gideon Soares (SD) foi eleito nesta sexta-feira (1º/01) o presidente da Câmara Municipal de Araguaína para o biênio 2021-2022.  Ele foi eleito para o quarto mandato nesta eleição de 2019, conquistando 1.490 votos, sendo o quarto mais votado nesta legislatura.

A eleição aconteceu no plenário da Câmara nesta sexta-feira logo após a posse do prefeito Wagner Rodrigues, do vice Marcus Marcelo e dos 17 vereadores eleitos. 

Composição da Mesa Diretora

A sessão para eleger a Mesa Diretora foi presidida pelo vereador mais votado, Matheus Mariano.  Ao todo, possui seis membros: Presidente: Gideon da Silva Soares;  Vice-presidente:  Maria José Cardoso, Zezé Cardoso;  2º vice-presidente: Geraldo Silva; Secretário: Soldado Alcivan;  2º secretário: Marcus do Restaurante e  suplente: Enoque Netto.

Agradecimento

Logo após tomar posse, Gideon fez discurso de agradecimento e  frisou que todos os colegas são importante na Casa de Leis.  Disse que a Câmara é um Poder independente, mas ressaltou a importância da harmonia. 


Tenho certeza que essa Câmara vai dar o respaldo para que Araguaína continue esse crescimento. Aqui vejo pessoas de bem, pessoas de conhecimento. (...) Sabemos que o Legislativo é um Pode independente, assim como o Executivo também é. Mas vamos procurar a harmonia , porque Araguaína precisa dessa parceria do Executivo do Legislativo.

Influência política

Gideon é homem de bom trânsito no legislativo e executivo, também de confiança do grupo do prefeito. Pois já foi secretário de Governo de Dimas e também líder do prefeito na Câmara. Com um aliado na presidência da Câmara, o prefeito Wagner Rodrigues (SD) inicia gestão de forma bem confortável, assim como o antecessor Ronaldo Dimas (Podemos). 

O agora ex-prefeito assumiu o primeiro mandato em 2013 e seu companheiro político, Marcus Marcelo (PL), foi eleito presidente da Casa de Leis por três mandatos consecutivos, finalizando em 2018.  Depois de seis anos, Dimas conseguiu emplacar outro aliado na presidência da Câmara, o vereador Aldair da Costa, o Gipão, para o biênio 2019-2020. Na época, era do PL, mas migrou para o Podemos.

De acordo com Dimas, o apoio dos vereadores foi essencial para aprovar as medidas necessárias para as mudanças de Araguaína. Os ex-presidentes da Casa de Leis, Marcus e Gipão, precisaram pagar o preço diante de proposituras impopulares. 

SD e Podemos 

Com Gideon na presidência da Câmara, Wagner terá mais facilidade de governar a cidade, pois em muitos momentos determinadas ações dependem de aprovação da Câmara.  Também mostra a força do grupo de Dimas, que elegeu o sucessor e se mantém na presidência do legislativo por pelo menos 10 anos.

Isso porque o Podemos de Dimas também elegeu Matheus Mariano, filho de Gipão, com a maior votação desta legislatura, 2.017 votos. Além de reeleger Zezé Cardoso, como a terceira mais votada em Araguaína. Também emplacou suplente de vereador Israel da Terezona, que teve 1.310 votos, como secretário de Governo de Wagner Rodrigues.  Além disso, o delegado Rérisson Macedo (Podemos) vai comandar a ASTT.

Já o SD também se fortalece, pois além de fazer o deputado Tiago Dimas, filho de Ronaldo Dimas, também elegeu Wagner Rodrigues como prefeito da 2º maior cidade do Estado. O partido também fez três vereadores:  Gideon Soares, Marcus do Restaurante e Luciano Santana.

Bancada na Câmara

Dos 17 vereadores eleitos para essa legislatura, 10 são da coligação do grupo Dimas-Wagner e sete são da oposição. Isto é, além de um aliado na presidência da Câmara, Wagner tem a maioria na Casa de Leis, o que facilita a aprovação de projetos.