Notícias

Alunos da Guarda Municipal de Araguaína recebem treinamento com técnicas de abordagem

Até sábado, os alunos serão instruídos com técnicas de algemação, condução, abordagem a pé, em viaturas e motocicletas

Nesta semana, os alunos estão recebendo aulas de abordagem pessoal a suspeitos e criminosos.
Foto: Divulgação

O Curso de Formação da Guarda Municipal de Araguaína (GMA) segue com instruções para implantação da nova força de segurança pública de Araguaína, com formação prevista para dezembro. Nesta semana, os alunos estão recebendo aulas de abordagem pessoal a suspeitos e criminosos, com algemação, condução e ação em viaturas e motocicletas. 

O treinamento conta com a cooperação da Polícia Militar (2º BPM) e apoio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT). 

Segundo o vice-presidente da ASTT, Major Sebastião Lima, essas são as primeiras aulas práticas de abordagem. “Nós tivemos primeiro as aulas teóricas e agora estamos colocando em prática o procedimento operacional padrão (POP). Na sequência, faremos o treinamento de tiro policial método Giraldi e por fim o estágio de qualificação profissional”, explicou.  

Essas aulas de abordagem estão sendo ministradas por dois capitães do 2º BPM, Lara Rosanie Moraes e Elias Barbosa. “As técnicas do treinamento da GMA, no que se refere ao serviço operacional e tiro policial, não difere da PM, a diferenciação está na função”, descreve a capitã Lara.  

Para o aluno Gustavo Alves, 23 anos, a instrução está sendo importante para aprender como se portar em diferentes situações. “Há diferença na abordagem de um suspeito e um bandido em flagrante. Saber essa diferença é importante para não colocar a pessoa em risco ou o Guarda”.  

Já o aluno Getúlio Coutinho, 27 anos, que essa dosagem de força aparece em todos os momentos. “Desde a algemação, se a pessoa é mais alta, mais forte ou mais baixa, se é idoso. Dependendo do porte físico a abordagem precisa ser diferente”.