No Ensino Médio, as aulas de Biologia costumam ter conteúdos complexos, muitas vezes abstratos, o que gera um desafio na aprendizagem dos alunos. Como forma de superar os obstáculos, a professora Msc Camila Pereira, do Colégio Estadual Jardim Paulista de Araguaína, trabalhou um desses conteúdos adotando histórias em quadrinho produzidas pelos próprios alunos.
A atividade que começou despretensiosa no terceiro bimestre, ganhou uma dimensão maior e resultou no “O Reino Protista em Quadrinho”. O livro produzido pelos alunos das segundas séries das turmas 23.01, 23.02 e 23.03 reuniu as melhores histórias sobre o Reino Protista, que abrange algas e protozoários — seres microscópicos que vivem em meio aquático e podem causar doenças, como a doença de chagas e a malária.
O livro foi lançado na última quinta-feira (7) na escola, com direito a autógrafos dos autores. Segundo a professora Camila, os exemplares farão parte do acervo da biblioteca, para que o resultado dessa ação e o conhecimento adquirido por meio dela seja compartilhado com mais e mais pessoas.
“Essa ação exitosa foi uma forma de trabalhar a matriz de recomposição proposta para o ano letivo de 2022, além de contribuir para a escrita científica dos nossos alunos, de uma forma leve, criativa e divertida. Parabéns aos alunos envolvidos pela criatividade, talento e dedicação”, comemorou a professora.