Mais de mil servidores da Educação de Palmas que participaram da greve tiveram 20 dias de salários descontado na folha de pagamento, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet-TO). Com o corte determinado pelo Prefeito Carlos Amastha, muitos profissionais estão passando por dificuldades com transporte e até mesmo na alimentação.
Para ajudar estes servidores, o SINTET lançou a campanha "Servidor Sem salário TEM FOME". O objetivo é arrecadar alimentos aos profissionais da educação que tiveram seus pontos cortados.
As sugestões de alimentos para serem doados são: arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, café e cuscuz. O Sintet reforçou a importância da participação dos palmense neste ato de solidariedade "destinado a ajudar profissionais que estavam na luta pelo cumprimento da lei" reiterou.
O presidente regional do Sintet, Fernando Pereira, declarou ao CT que alguns servidores possuem dívidas com desconto em folha e receberam apenas centavos. "A maioria recebeu R$ 3 reais, R$ 5 reais e pouco. Tem trabalhador da Educação que está na iminência de passar fome mesmo. E tem professores que não tem o dinheiro nem para o transporte pra estar indo à escola", contou o líder sindical.
Pereira disse que vai tentar reverter o corte e que os trabalhadores da Educação de Palmas estão sendo "massacrados" pela gestão Amastha.
"A diretoria do Sintet está entrando com um mandato de segurança exigindo o imediato retorno dos vencimentos dos servidores que tiveram seus pontos cortados". O sindicalista afirma a paralisação afetou 12 dias letivos, mas foram descontados 20 dias, incluindo finais de semana e feriados.
Pereira lembrou que o Ministério Público, bem como a Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB-TO) estão apoiando a categoria e são a favor da reposição das aulas.
"Nós temos os pareceres do Ministério Público que não teve dia letivo e que não deveria ter cortado o ponto e sim discutido a reposição. Ficou muito nítido que as pessoas que foram para tentar substituir os trabalhadores em educação não tinham qualificação para isso", disse. "Por que cortou o ponto e não negociou reposição?" Questionou.
Os pontos de coletas de doações são:* UFT Palmas (SESDUFT) Bloco II
* Instituto Nossa Senhora de Lurdes ? Quadra 106 Sul Alameda 02, Nº 30
* Igreja Sagrado Coração - Quadra 303 Norte
* Igreja Santa Teresinha - Quadra 305 NORTE
* Igreja SÃO PEDRO - Quadra 307 NORTE
* Igreja Santa Clara - Quadra 305 Norte
* Igreja Imaculada - Quadra 409 Norte
* Igreja São Mateus - Quadra 405 Norte
* Igreja Nossa Senhora Aparecida - Quadra 407 Norte
* Igreja Nossa Senhora das Graças - Quadra 407 Norte
* SINTET ? Quadra 110 Norte / Alameda 25
* CUT ? 103 Norte Rua NO 07 ? 20 / Telefone: 3225-6040
* Câmara de Vereadores ? Hall de entrada / Gabinete do Vereador Júnior Geo
* Assembleia Legislativa ? Escola do Legislativo no Subsolo
* Centro de Direitos Humanos de Palmas ? 306 Sul Alameda 04
* Para doações em dinheiro, procurar a sede do Sintet.