Na última coletiva como prefeito, realizada na segunda-feira (2), Carlos Amastha (PSB) comentou sobre propostas de Governos para o Tocantins. Ele defendeu a divisão do estado em três regiões administrativas: Palmas, Araguaína e Gurupi.
Amastha também abordou temas como enquadramento da Folha de Pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF, educação, saúde, segurança. E defendeu uma política tributária voltada para o desenvolvimento do Estado. "O que significa isso? O bolo tem que crescer [com o crescimento da economia]".
SaúdeEm relação ao tema saúde, Amastha lembrou que o estado do Tocantins gasta 27% da arrecadação na área. Entretanto, o problema continua nos hospitais do estado e apontou uma solução. "27% [de gasto] dá para fazer a melhor saúde do mundo. [Precisa de] eficiência, gestão e respeito a coisa pública." Defendeu.
EducaçãoO ex-prefeito da capital disse que a educação do Tocantins só andou para trás nos últimos anos. Após a crítica, frisou que o caminho é construir escolas de tempo integral. "Não temos opção senão educação de tempo integral. A transformação da vida dessas crianças, desses jovens, tem que acontecer dentro de uma escola." Pontuou.
SegurançaPara Amastha, o Estado precisa imediatamente resolver o grave problema da segurança com investimento e municipalização da polícia. "Sem investimento em homens, em equipamento, nas estruturas e tecnologia, a gente não vai para lugar nenhum. (...) Todos os modelos de polícia municipal que vi no mundo, dão muito certo. O principal exemplo são os Estados Unidos."
Núcleos de desenvolvimentoNa concepção do pré-candidato, os problemas do estado são comuns, mas as soluções são diferentes. Portanto, há necessidade de determinadas ações serem específicas e regionalizadas. Isto é, implantar três grandes núcleos de desenvolvimento com gestor próprio, sendo um em Palmas, outro em Araguaína e um terceiro em Gurupi.
"Então vamos ter três grandes cidades que tem que ser núcleos de saúde e educação. Temos que ter as cidades no entorno desenvolvendo as suas peculiaridades. E pra cada região temos que ter um plano de desenvolvimento econômico específico". Finalizou.
Leia+http://araguainanoticias.com.br/noticia/40041/em-meio-protesto-e-aplausos-amastha-renuncia-ao-cargo-para-disputar-o-governo-do-to/
http://araguainanoticias.com.br/noticia/40037/amastha-anuncia-criacao-do-museu-senador-joao-ribeiro-no-ultimo-dia-de-gestao/