Breno Eduardo Campos Alves, é o novo titular da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil
Foto: Divulgação/ARTE AN

O delegado de carreira da Polícia Civil do Tocantins, Breno Eduardo Campos Alves, é o novo titular da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (2ª DRPC) de Araguaína. Ele assume a função anteriormente ocupada pela delegada Ana Maria Barros Varjal, que permaneceu no cargo por mais de cinco anos.

A efetivação do novo delegado regional ocorreu por meio de sua nomeação, conforme a Portaria Interna nº 2.666, da Delegacia-Geral da Polícia Civil, publicada na última quarta-feira, 17. Breno Campos é delegado da Polícia Civil do Estado do Tocantins desde 2017.

Natural do Estado de Minas Gerais, o novo delegado regional possui uma trajetória profissional de quase 20 anos de serviços prestados à área da segurança pública, com atuação destacada na atividade policial. Antes de ingressar na Polícia Civil do Tocantins, exerceu a função de investigador de polícia no Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico do Estado de Minas Gerais, onde atuou por vários anos.

Após tomar posse no concurso da PCTO, em 2017, o delegado Breno Eduardo foi designado para Araguaína, sendo lotado na então recém-criada Delegacia de Repressão a Roubos (DRR), unidade na qual permaneceu por mais de cinco anos. No período, participou de dezenas de operações policiais, que resultaram na prisão de centenas de criminosos e na recuperação de milhares de objetos e ativos roubados.

Em 2023, o delegado foi transferido para atuar na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP - Araguaína). À frente da unidade, juntamente com a equipe da especializada, coordenou investigações que resultaram no esclarecimento de mais de 150 homicídios consumados e tentados nos últimos três anos. Dezenas de pessoas foram condenadas com base nos trabalhos investigativos sob sua chefia.

Paralelamente às atividades desenvolvidas na DRR e, mais recentemente, na DHPP, a autoridade policial também esteve à frente de delegacias em municípios pertencentes à circunscrição da 2ª Delegacia Regional de Araguaína, onde atuou com rigor e firmeza na elucidação de casos de grande repercussão.

Currículo

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Breno Eduardo Campos é especialista em Ciências Criminais, Direito e Administração Pública, Políticas e Gestão de Segurança Pública, Criminologia e Medidas Operativas de Combate ao Narcotráfico.

Além disso, é mestre em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Escola Superior de Magistratura Tocantinense (ESMAT). O delegado também atua como instrutor de interrogatórios da ESPOL e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de ser autor de livros jurídicos.

O recém-nomeado delegado regional de Araguaína destacou que assume a nova missão com tranquilidade e serenidade. “Recebo essa nomeação para assumir um cargo tão importante e expressivo com muita alegria. Espero poder contribuir ainda mais com a segurança pública de Araguaína e do Tocantins, honrando a confiança em mim depositada. Trata-se de uma nova missão, que exercerei da melhor forma possível. Para isso, conto com o apoio de todos os meus colegas da Polícia Civil e da população local”, pontua.