Antônio Junior, eleito novo prefeito de Lajeado
Foto: Mayky Araújo/TV Anhanguera

Lajeado elegeu, em eleição suplementar, neste domingo (1º) Antônio Luiz Bandeira Júnior como novo prefeito para mandato de um ano. A chapa eleita, que tem como vice, José Edival Gomes Alves, conquistou 77,08% dos votos válidos.

A nova eleição se deu pelo fato de a Justiça Eleitoral ter cassado em setembro deste ano o prefeito Tércio Dias Melquiades Neto (PSD) e seu vice, Gilberto Borges (PSC). Diante do ocorrido, o presidente da Câmara José Edival Gomes (MDB) assumiu o cargo interinamente 

Na eleição suplementar, inicialmente, três chapas entraram na disputa. Uma encabeçada pelo prefeito cassado (Tércio), mas desistiu após impugnação de sua candidatura. Antônio Alves (PSL) teve a candidatura barrada e os votos não foram computados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  Com isso, apenas uma chapa estava apta a concorrer.

A eleição deste domingo contou com a participação de  2.308 eleitores de  Lajeado.  Segundo o TRE, foram registrados  42 votos brancos, 91 votos nulos e 732 abstenções.  Já o prefeito eleito conquistou 1.779 votos, o que representa 77,08% dos válidos.

Eleito, Antônio Luiz elencou suas prioridades e  prometeu incentivar o turismo na cidade, organizar o transporte escolar e priorizar a educação.  A chapa eleita será diplomada até dia 16 de dezembro e assume o cargo dia 31. Já o encerramento do mandato será dia 31 de dezembro de 2020, com a posse do próximo prefeito eleito.