
O professor Antônio Eduardo Alexandria de Barros, 49 anos, faleceu por complicações da covid-19 na madrugada deste domingo (20), em Araguaína. Professor X, como era conhecido, atuava na rede estadual há 10 anos e lecionava Física para o ensino médio.
Eduardo contraiu a covid pouco antes da vacina ser liberada para professores. Portanto, não chegou a ser imunizado.
Amigos mais próximos confirmaram que o professor foi internado no último dia 5 de junho no Hospital de Campanha de Araguaína. Devido ao agravamento da doença, foi intubado dia 7 de junho e desde então vinha lutando contra a doença, mas não resistiu.
Natural de Belém (PA), ele se mudou para Araguaína após ser aprovado no concurso da Seduc de 2009. Ele dedicou 10 anos exclusivamente ao Centro de Ensino Médio (CEM) Benjamim José de Almeida. Inclusive, o apelido Professor X, vem do sotaque paraense “chiado” assim que chegou na cidade.
Na tarde de ontem, o carro funerário esteve na frente da escola onde amigos, professores e alguns alunos fizeram uma singela homenagem antes de o corpo ser transladado para Belém. A direção do CEM Benjamim disse que está em luto e suspendeu as aulas nesta segunda-feira (21/6).
Nas redes sociais, vários amigos prestaram homenagens ao profissional. Ao AN, o professor Lancaster Rodrigues contou que Eduardo era um professor excepcional e amava dar aula, fazia o trabalho mesmo doente.
“Nunca vi um professor como ele. Na metodologia, no ensino, no desenvolvimento das atividades. Ele amava dar aula. As vezes ele ficava com o tornozelo inchado e praticamente não conseguia andar e mesmo assim ele ia dar aulas. Quando ele estava dando aula, dizia que a dor passava. Ele ia para a escola mancando e voltava caminhando normal. Dizia que dar aula era como se fosse um remédio para as dores que ele sentia”.
Lancaster contou ainda que Eduardo era extremamente comprometido com a escola e com os alunos.
“Ele tentava formar o aluno não só questão de conhecimento [teórico], mas para a vida. O entusiasmo dele, a paixão mesmo por dar aula, estava sempre envolvido. A vida dele era aquela escola.”
A diretora do CEM Benjamim, Gizelia Vasconcelhos, disse que conviveu pouco tempo com o Professor X, "mas o sucifiente para perceber que ele era um ser especial,
diferente. Muito acolhedor, muito dinâmico, muito preocupado com o outro".
Segundo amigos, ele tinha medo de contrair a covid, buscava se reservar evitando até idas a supermercado.
Perfil
Formado em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Mestre pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Antônio Eduardo tinha um canal no Youtube— Física X. Lá, abordava sobre a Física e a Matemática, suas tecnologias e curiosidades. Ele disponibilizava aulas para complementar estudos direcionados ao Enem, vestibulares e concursos.
Em nota de pesar, o CEM Benjamim lembrou que sua marca foi a gentileza e a luta por um governo que priorizasse políticas sociais e educacionais. Querido por todos os colegas e estudantes, “foi uma inspiração para todos que cruzaram seu caminho”.
O professor deixa a esposa Mariane e os filhos Larissa, Laís, Lucas e Gabriel, e um neto.