
Técnicos da Anvisa apresentaram na manhã desta sexta-feira (12) um relatório sobre as análises de vacinas contra a covid-19 no país. A agência também aprovou o registro definitivo da vacina de Oxford/AstraZeneca e anunciou a autorização para uso do medicamento remdesivir para pacientes hospitalizados acometidos pela doença.
O remdesivir, que chega ao mercado com o nome de Veclure e indicação em bula para o tratamento da covid, pode ser prescrito para pacientes acima de 12 anos e com mais de 40 quilos que estejam internados com pneumonia e precisem de complementação de oxigênio, mas sem estarem intubados.
A agência indica dose única de 200mg via injeção e a partir do segundo dia 100mg. O tratamento deve ser feito por no mínimo cinco e no máximo dez dias. Estudos mostraram que pacientes que tomaram o medicamento tiveram tempo menor de recuperação, baixando de 15 para dez dias o tempo de internação.
Helaine Capucho, gerente de farmacovigilância da Anvisa, afirmou que os riscos que estão em bula e a forma de uso do medicamento são resultado de estudos para se manter a relação benefício-risco e atentou para que profissionais de saúde se atentem às reações adversas e que cumpram os protocolos adotados pela agência.
“É um momento de esperança, mas reforço que é preciso utilizar o medicamento dentro do que foi estudado”, advertiu.
O gerente geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, disse que a situação da pandemia no país é "desesperadora" e que os imunizantes são fundamentais para retomar a vida.
"Nós da Agência temos nos empenhado para trazer respostas e oferecer nosso trabalho de análise e de garantia de que os produtos tem qualidade, segurança e eficácia", apontou.