Fernando Almeida

Em nota à imprensa, a Prefeitura de Araguaína informou na manhã desta quinta-feira, 11, que a situação da greve dos garis foi resolvida ontem, 10, de setembro.  Também esclareceu que os serviços de coleta de lixo e limpeza das ruas já estão normalizados desde ontem à noite e não há continuidade da greve.

Ainda conforme a prefeitura, a coleta de lixo segue normalmente nos bairros, em dias e horários, já conhecidos pela população. No entanto, não informou o valor pago à Litucera, haja vista que os garis estavam em greve pela falta de repasse da prefeitura.

O Ministério Público Estadual entrou no caso ontem e requisitou, num prazo de 24 horas, explicações sobre a falta de pagamento da prefeitura para com a Litucera, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. 

O MPE solicitou cópias do contrato do contrato de prestação de serviços e informações sobre “os motivos que ocasionaram a ausência de pagamento dos funcionários da empresa Litucera, e a previsão, com urgência, de sua regularização.”

O AN solicitou, no dia 09, da prefeitura informações sobre o valor da dívida, mas os questionamentos não foram repassados à reportagem. Segundo o Portal da Transparência, a prefeitura tem uma dívida de R$ 5,3 milhões com a empresa Litucera, referentes a serviços prestados em 2013.  No entanto, a nota não faz menção a valor pago a Litucera e nem o valor total da dívida.