Notícias

Aplicativo Detran TO Fácil é lançado para agilizar atendimento online em segmentos como CNH e veículos

Divulgação do início do funcionamento do app aconteceu durante solenidade de lançamento do Portal de Serviços do Governo

Aplicativo Detran TO Fácil.
Foto: Félix Carneiro

O aplicativo "Detran TO Fácil" foi lançado oficialmente na tarde desta terça-feira, 10, na abertura do Seminário TO Digital, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. A divulgação do início do funcionamento do dispositivo digital aconteceu durante a solenidade de lançamento do Portal de Serviços do Governo (Pronto), uma plataforma digital desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que dará acessos aos serviços dos diferentes órgãos da administração estadual.

O dispositivo digital “Detran TO Fácil” tem a finalidade de facilitar o acesso aos serviços prestados pelo órgão estadual de trânsito, de uma maneira rápida, segura e descomplicada. Por intermédio da ferramenta os usuários poderão resolver demandas relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), registro e licenciamento de veículos e consultas. 

CNH

- 2ª via de CNH; troca para definitiva; PID (Permissão Internacional de Dirigir) e consulta ao prontuário da CNH.

Veículos

- 1º emplacamento; ATPVe (Autorização de Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica); baixa de alienação online; emissão de guias (licenciamento, multas e IPVA); consulta ao andamento de recursos de infrações; emissão do CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico) e consultas de débitos referentes a veículos.

O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, destaca a importância dos esforços que a atual administração estadual está realizando para implantar uma verdadeira transformação digital no Tocantins, com a finalidade de facilitar o dia a dia dos cidadãos tocantinenses. "A intenção é que os usuários consigam resolver suas demandas de uma forma ágil e descomplicada. É uma forma do Governo do Estado cuidar das pessoas, levando o acesso aos serviços em suas regiões de origem, sem terem a necessidade de fazer longos deslocamentos. Agora os cidadãos têm na palma da mão uma ferramenta para resolver suas demandas. E isso é só o começo da transformação digital, pois já estamos realizando a digitalização de nossos processos e vamos implantar uma nova plataforma do Detran/TO, com acesso aos mais diferentes serviços", disse.

De acordo com o governador Wanderlei Barbosa, nos dias atuais é necessário compreender a importância das tecnologias para o aperfeiçoamento da prestação de serviços, principalmente, na administração pública. “Nossa preocupação é facilitar a vida dos cidadãos tocantinenses, diminuindo filas e atendendo as demandas da melhor forma possível. Nosso Governo entende as necessidades e tem a disposição de acompanhar as inovações, que o mundo oferece para facilitar a vida das pessoas”, afirmou.

Também estavam presentes na solenidade, o secretário de Estado da Administração Paulo César Benfica, o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP),  Wlademir Costa, o presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Alírio Félix Barros,  os deputados estaduais professora Janad Valcari, Vanda Monteiro e Júnior Geo,  a presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (AGTEC), Yrene Nakamura, representando a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Márcio Antônio Barbosa, o vice-presidente do Detran/TO, Jasson Quirino, além de outras autoridades. 

O “Detran TO Fácil” é um aplicativo web, que pode ser baixado por meio do QR Code e de link. Para acessar os serviços do app o usuário precisa, inicialmente, criar uma conta no site gov.br. A plataforma foi desenvolvida para que de uma forma intuitiva o usuário entenda o funcionamento e esteja apto a resolver suas demandas junto ao órgão. 

O Detran/TO, atualmente, desenvolve um processo de qualificação da infraestrutura tecnológica e de sistemas, com a finalidade de facilitar aos usuários o acesso aos serviços, elevando os níveis de confiabilidade e disponibilizando um atendimento eficaz e humanizado. O órgão, também, implanta uma série de ações direcionadas à atualização de equipamentos, além do aperfeiçoamento da capacitação de servidores e aperfeiçoamento dos dispositivos online.

Pronto

O novo portal de serviços digitais do governo (Pronto) abriga 464 serviços disponíveis aos cidadãos e servidores tocantinenses. Esses serviços abrangem uma ampla variedade de necessidades, desde emissão de documentos até solicitações, tornando-o uma fonte abrangente e conveniente para atender às demandas da população. O Pronto já conta com a colaboração de 23 órgãos governamentais cadastrados. Essa cooperação interdepartamental é fundamental para garantir que todos os serviços essenciais estejam disponíveis em um só lugar, simplificando a vida dos cidadãos e melhorando a eficiência do governo.