Americano Samuel Nathan Bryan, de camiseta vermelha
Foto: Divulgação PC-TO

Na manhã desta sexta-feira, 21, policiais civis da 18ª Delegacia de Polícia Civil de Ananás realizaram o resgate de um cidadão norte-americano que estava sendo mantido em uma propriedade rural no município. 

O resgate ocorreu após o próprio cidadão entrar em contato com a Embaixada Americana, solicitando apoio e informando que estava sendo impedido de deixar o local. Diante das informações recebidas, a Embaixada acionou a 3ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguatins, que prontamente enviou uma equipe para a operação.

Ao chegarem no local, os policiais encontraram o homem, de 51 anos, identificado como Samuel Nathan Bryan. Durante a abordagem, o cidadão explicou que foi convidado pela proprietária da fazenda para visitar o Brasil, com todas as despesas de viagem custeadas por ela.

No entanto, após algum tempo na fazenda, manifestou o desejo de retornar aos Estados Unidos, mas a dona do imóvel se recusou a custear o transporte de volta e dificultou sua locomoção, já que a fazenda fica a cerca de 50 km de Ananás.

Além disso, o homem relatou que foi forçado a realizar trabalhos manuais para permanecer no local. A Polícia Civil então resgatou o cidadão e o encaminhou à delegacia, onde foram feitas as devidas formalidades. A Embaixada Americana foi contatada para auxiliar no retorno do homem aos Estados Unidos.

O delegado regional de Araguatins e responsável por coordenar a operação, Eduardo Artiaga, destacou que a rápida ação da Polícia Civil foi essencial para garantir a segurança do cidadão norte-americano e a regularização da situação.

"A pronta resposta da equipe policial foi fundamental para assegurar a integridade da vítima e dar início à apuração dos fatos, reafirmando o compromisso da Polícia Civil com a justiça e a segurança da população", afirma.

Após os procedimentos, foi instaurada uma investigação para apurar a responsabilidade penal da proprietária da fazenda.