Notícias

Após cobrança do MPTO, Ananás instala transformador para ativar raio-x comprado em 2022

Equipamento comprado há três anos só deve funcionar em março; pacientes ainda viajam 80 km para fazer exame.

Transformador trifásico instalado próximo ao Hospital de Pequeno Porte de Ananás: equipamento essencial para ativar o raio-x comprado em 2022.
Foto: Ascom MPTO

Após cobranças do Ministério Público do Tocantins (MPTO), o município de Ananás instalou, próximo ao Hospital de Pequeno Porte, um transformador trifásico de energia elétrica. O equipamento é necessário para o funcionamento de um aparelho de raio-x adquirido ainda em 2022, mas que continua inoperante.

A instalação do transformador de energia foi verificada durante vistoria realizada pelo promotor de Justiça Gilmar Pereira Avelino, na terça-feira, 13.

Além de requisitar informações e prazos quanto à instalação do raio-x, a Promotoria de Justiça de Ananás vem fazendo inspeções e acompanhando todas as medidas adotadas. Agora, faltam a ligação do transformador à rede elétrica (serviço realizado pela concessionária de energia elétrica Energisa), algumas adequações físicas na sala onde o raio-x está instalado e o treinamento da equipe que ficará responsável por seu manuseio.

O promotor de Justiça Gilmar Pereira Avelino informou que entrará em contato com a concessionária de energia elétrica para requerer informações sobre a ligação do transformador à rede elétrica.

Também durante a vistoria, o membro do Ministério Público foi informado de que o raio-x deve entrar em funcionamento em março. Enquanto o equipamento segue inoperante, os pacientes precisam se deslocar para Xambioá, distante cerca de 80 quilômetros, para realizar exames.

O Ministério Público começou a acompanhar o caso após denúncias realizadas à sua Ouvidoria.

 

Promotor Gilmar Avelino vistoria local onde raio-x está instalado: equipamento aguarda ligação de energia e treinamento de equipe.