Contra ele havia mandado de prisão da Justiça paulista

Um homem de 36 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (18) no Mercado Municipal de Araguaína, em cumprimento a mandado expedido pela Justiça de São Paulo. Além disso, ele é apontado como suspeito de se passar por Policial da Força Tática do 2º BPM e cobrar para fazer segurança particular no comércio local.

Francisco Clementino de Sousa já tem várias passagens pela Polícia de São Paulo e estava foragido da Justiça.  Contra ele havia mandado de prisão da Justiça paulista (16/07/160), por apropriação indébita- crime cometido em 2009.

Denúncia ao MPE

Atualmente, Sousa morava em Araguaína e prestava serviço de segurança aos comerciantes do Mercado Municipal, sem possuir empresa do ramo. Informações ao Ministério Público Estadual (MPE) dão conta de que ele se identificava como Policial da Força Tática do 2º BPM para conquistar ?confiança? dos comerciantes do local. Entretanto, se apresentava com nome falso de Fernando.

Valor cobrado

O valor cobrado seria a média de R$ 50 a R$ 80, por semana, de cada comerciante.  A PM informou que chegou até Francisco após denúncia apresentada pelo MPE de que um policial do Grupo Tático cobrava "propina" para fazer a segurança no Mercado Municipal. Entretanto, a PM enfatizou que o homem preso não é Policial. O veículo utilizado por Francisco, segundo a Polícia, é um Honda Civic roubado.

Crimes da mesma natureza

Em entrevista ao AN, o delegado plantonista Sandro Dias alertou o araguainese sobre para esta modalidade de crime. "Tem uma quadrilha aqui em Araguaína fazendo cobrança indevida. Isto é, a pessoa está devendo e dai [o credor] pega falsos policias, igual esse rapaz ai que se passava por policial, com o objetivo de amedrontar as pessoas [devedoras], exibem armas e fazem cobrança."

Milícias em Araguaína

O delegado plantonista ainda pediu à população que denuncie tais crimes e descreveu como são as ações de milicianos na cidade "A característica do crime organizado é milícia  está presente aqui em Araguaína. Haja vista alguns crimes de pistolagens, de cobrança, crime vigilância privada." Ressaltou o Sandro Dias.