Primeiro dia de aula na Escola Municipal Duque de Caxias, no Assentamento Brejão
Foto: Marcos Sandes/Ascom

 

 

Em Araguaína, a retomada gradual da Rede Municipal de Ensino deu mais um passo nesta segunda-feira, 13, com início das aulas semipresenciais para os 495 alunos das 13 escolas da zona rural. Para retorno seguro, várias medidas estão sendo tomadas e as crianças estão dando exemplo de conscientização. As aulas na rede municipal de educação foram suspensas em 16 de março.

“Eu estava morrendo de saudades, com vontade de sair abraçando todo mundo, só que não pode”, afirmou Camila Carvalho, de 12 anos, que é aluna do 5º na Escola Municipal Duque de Caxias, do Assentamento Brejão. A unidade tem 41 alunos e no primeiro dia teve 7 dos 10 alunos que estavam previstos para o período da manhã, sendo divididos ainda em duas salas. Mais 10 alunos são esperados para o período da tarde.

Modelo semipresencial

As crianças foram divididas em duas turmas, que se revezarão nas aulas presenciais a cada semana e na resolução de apostila em casa. Além desse recurso para evitar aglomeração, outras medidas de segurança estão sendo tomadas como uso de máscaras, distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras e higienização constante das mãos. Haverá ainda aferição da temperatura na entrada da escola a partir da próxima semana com termômetro infravermelho.

Retomando com calma

As primeiras horas de aula foram dedicadas aos cuidados contra a covid-19. “Estamos explicando sobre evitar tocar a máscara, trocar a máscara no banheiro, respeitar o distanciamento, entre outros. Depois disso, vamos revisar o material que foi passado em fevereiro e março, e então, passar conteúdo novo”, contou a professora Maria do Socorro de Sousa.

Espaço de sobra

O transporte escolar também tem atenção redobrada para distanciamento e higienização. “Foram mantidos os mesmos veículos que eram usados no transporte, assim teve bastante espaço para os alunos em uma van e um micro-ônibus, que são higienizados a cada turma, antes de buscar e levar as crianças”, explicou Jandiaria Alves Santos, diretora municipal das Escolas do Campo.

Educação para todos

O retorno dos alunos da zona rural é necessário porque esses não aderiram ao sistema de educação não-presencial devido às distâncias entre as casas e as escolas no campo, e assim não estão recebendo nenhum tipo de formação. Além ter menos acesso a internet para estudos e videoaulas, que estão disponíveis no Portal do Aluno.