Plenário da Câmara Municipal de Araguaína

De recesso desde o fim do ano, os 17 vereadores de Araguaína retornam aos trabalhos, em plenário, na tarde desta segunda-feira, 3. A pauta de votação ainda não foi divulgada para a imprensa, mas o ano promete ser agitado devido ao processo eleitoral.

Apesar da agitação, a tendência é que as pautas sejam mais leves e a Câmara evite discutir temas que vão contra a opinião pública. As pautas impopulares, que afetam diretamente o cidadão, já foram aprovadas há mais de ano.

Por exemplo, no final de 2018 a Câmara impôs a contribuição de melhorias. Isto é, autorizou a prefeitura a cobrar da população as obras públicas de Araguaína.  Ainda em 2019 os vereadores também conquistaram o direito ao 13º.

No mesmo ano, a Câmara também aprovou aumento de 26% nos salários de vereadores, secretários, prefeito e vice prefeito. O aumento entra em vigor na próxima legislatura e quem for reeleito terá um aporte de R$ 2.640,00 na remuneração a partir de janeiro de 2021.

Por outro lado, a Câmara deixou de discutir outro tema impopular:  o aumento de vereadores em Araguaína. Conforme previsto na Constituição, o Legislativo já comporta 21 cadeiras. Isto é, poderia aumentar dos atuais 17 para 21.

Mas as pautas impopulares devem ficar no passado. Pois esse ano é de eleição e muitos vereadores pretendem disputar a reeleição.  Dos 17, dois são candidatos a prefeito: Marcus Marcelo e o presidente-Gipão (PL).