Notícias

Após um ano do desabamento, ponte de Estreito será inaugurada na próxima segunda, 22

Cerimônia será realizada às 11 horas, nas duas cabeceiras da ponte e contará com as presenças do governador do Tocantins Wanderlei Barbosa, e do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA),
Foto: DNIT

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, inauguram nesta segunda-feira, 22, às 11 horas, a nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que restabelece a ligação entre os municípios de Aguiarnópolis/TO e Estreito/MA, fundamental para a trafegabilidade e o transporte de cargas entre dois estados de grande relevância na produção agrícola e industrial do país. A cerimônia será realizada nas duas cabeceiras da estrutura, nos respectivos municípios, e contará também com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca.

“É uma obra muito importante e aguardada pela população, principalmente diante das dificuldades que afetaram a vida de tantas famílias. A entrega desta ponte representa um marco histórico, pois restabelece uma conexão estratégica e indispensável para a mobilidade, o desenvolvimento regional e a integração do Tocantins com o Maranhão”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.

Ponte JK

A Ponte JK, localizada na BR-226, é de responsabilidade do Governo Federal e representa uma ligação estratégica entre o Tocantins e o Maranhão. A estrutura desabou em 22 de dezembro de 2024, interrompendo o fluxo de veículos e causando impactos diretos na população, no escoamento da produção agrícola e na mobilidade regional.

Para amenizar os efeitos do desabamento, o Governo do Tocantins adotou várias medidas e ações emergenciais, como a disponibilização de travessia gratuita  por meio de voadeiras e a reestruturação de rotas alternativas, utilizando rodovias estaduais enquanto a estrutura era construída.