O trabalho de recuperação da malha viária de Araguaína não para. Nesta quarta-feira, 16, as frentes do serviço estão em vários pontos da cidade realizando a aplicação de asfalto usinado a quente (CBUQ) e Tratamento Superficial Duplo (TSD). Além do asfaltamento, as vias são contempladas também com meio-fio e sarjeta. O cronograma segue nesta quinta-feira, 17, nas Ruas 04 e 88, respectivamente de 174,80 e 332,30m, no Bairro São João. As vias devem passar pelos serviços de infraestrutura (capa asfáltica e reciclagem). No local já foram feitas a recuperação do antigo asfalto e a terraplanagem. Ainda de acordo com a programação das equipes elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, nesta quinta-feira também a Avenida Astolpho Leão Borges, no Nova Araguaína, será contemplada com a massa asfáltica de CBUQ. O asfaltamento chega na via em um dos trechos dos quase quatro mil metros de extensão, após o processo de terraplenagem e aplicação de piche.

Trabalhos

Nesta quarta, 15, o trabalho de aplicação do usinado reiniciou logo cedo na Rua das Malvas, no Setor Tocantins. Ruiter Ramos Saorin é serralheiro e mora no setor há 14 anos. Ele lembra que chegou na Vila Ribeiro quando todas as ruas eram de areia e admite que ver o asfalto CBUQ chegando na rua que utiliza para chegar ao trabalho é motivo de muita alegria. “Esse asfalto representa acima de tudo economia em manutenções de veículos e melhoria do tráfego” disse ele, assistindo aos trabalhos na frente do serviço, na Rua das Malvas.

Hoje também uma das frentes de trabalho iniciou a terraplanagem na Rua Confiança (466,65m), no Noroeste. A aposentada Maria Doraci da Costa Rocha, ex-funcionária pública, está gostando de ver os trabalhos na porta de casa. “Tinham muitos buracos e poeira e estávamos realmente precisando dessa obra. Como eu sou alérgica e sempre passo mau por causa disso, acredito que a chegada do asfalto vai melhorar nossa vida” disse a aposentada, se referindo ao CBUQ que será aplicado na via nos próximos dias.  

Na terça, foram concluídas as obras de aplicação na Rua Joinville (696m), no Céu Azul, parte da Rua Félix Filho (715m), no Setor Tiúba, e na Rua dos Maçons (409,11m), no Centro, abaixo da prefeitura. Nas vias foi aplicado o pavimento asfáltico em CBUQ e são construídos meios-fios e sarjetas.

Os trabalhos se concentram também na Rua dos Pinhões (430m), na Vila Goiás/Araguaína Sul II. Na última semana, a via que liga bairros da cidade como o Presidente Lula, passou pelos trabalhos de terraplanagem e deve receber ainda esta semana o TSD. 

Os serviços de recapeamento de CBUQ têm espessura de até 5cm e estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura, parte delas com verba dos governos federal e estadual.

Concluídas

Além destas ruas, a nova capa asfáltica foi aplicada na Rua Sadoc Corrêa (579m), no Centro, próximo ao CEM Paulo Freire. O lavrador Antônio Alves Pereira acompanhou os trabalhos de aplicação do asfalto CBUQ sobre os bloquetes da Sadoc Corrêa. Segundo ele, morar aqui ficou bem melhor. “A cara de Araguaína está mudando. Quem dera se toda cidade ficasse desse jeito, não existiria coisa melhor”, observou o lavrador.

Nem mesmo a noite ou finais de semana tem parado as frentes de serviços, cujos trabalhos beneficiam os moradores de nossa cidade. Neste sábado, dia 12, a Rua 25 de Dezembro (552,96m), localizada no Centro da cidade e que passa na frente da prefeitura, recebeu o asfalto usinado a quente também sobre os bloquetes. No domingo, as equipes deram continuidade aos serviços de infraestrutura urbana e aplicaram o CBUQ na Rua Ademar Vicente Ferreira (535,70m), próximo ao Hospital Regional de Araguaína, no Centro.

Aditivo

Nesta segunda-feira, 14, foi publicado no Diário Oficial do município o Termo Aditivo ao Contrato nº 014/2014, celebrado entre a Prefeitura e a Construtora CVC, que garante a pavimentação, construção de guias, sarjetas, calçadas e drenagem pluvial das ruas do Setor Araguaína Sul. As obras de terraplanagem, pavimentação asfáltica, construção de sistema de drenagem de águas pluviais, sinalização, acessibilidade e construção de meio-fio e sarjeta serão possíveis graças a dotação orçamentária municipal.