A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, e em parceria com o Governo do Estado, realizará nos dias 24 e 25 de junho a I Conferência Regional Conjunta dos Conselhos dos Direitos Humanos. A abertura oficial da conferência será no dia 24, às 18h, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac). Já no dia 25, a programação se estende durante todo o dia.

O evento terá a participação de 38 municípios da região norte do Estado que vão discutir e apresentar novas propostas para a implantação de políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos humanos.

Dentre os eixos temáticos da conferência estão a pessoa idosa e os desafios de proteção à luz dos direitos humanos; a criança e o adolescente e os desafios da proteção; a pessoa deficiente e os desafios à luz dos direitos humanos e os desafios com olhar dos direitos humanos para as pessoas, grupos e movimentos sociais com direitos violados

Esta é a primeira vez que uma conferência dessa natureza é realizada de forma integrada para a apresentação das principais demandas dos municípios, principalmente daqueles considerados de pequeno e médio portes. 

“A maioria desses municípios não consegue realizar encontros para elaboração de políticas públicas sobre direitos humanos. Esse encontro oportuniza a todos eles a chance de mostrarem suas necessidades e apresentar propostas de proteção às pessoas”, disse Núbia Marinho, diretora de Proteção Social e Especial do Município.