Cada agricultor pode vender até R$ 6.500 em produtos por ano representando até 50% da produção semestral.
Foto: Marcos Sandes

A previsão da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína é de adquirir cerca de 300 toneladas de alimentos pelo Programa Compra Direta, por meio de chamada pública destinada aos produtores da agricultura familiar da região. Os produtos serão destinados a entidades socioassistenciais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e à Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc).

Entre os alimentos que deverão ser adquiridos estão abóbora, abacaxi, banana, cheiro-verde, frango melhorado, polpa de frutas, milho verde, melancia, entre outros. Os produtos estimulam a produção dos agricultores familiares da região com a garantia da venda da produção por um preço justo.

Segundo o coordenador municipal do programa, Silas Alencar, parte deste alimento será destinada ao programa de entrega das cestas verdes promovido pela Funamc. “Antes da pandemia, o programa atendia a 103 instituições em Araguaína, entre entidades beneficentes, Funamc e escolas públicas municipais e estaduais, em complemento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Com a suspensão das aulas, estamos também destinando parte dos produtos a famílias e profissionais liberais em vulnerabilidade social durante a pandemia da covid-19”.

A chamada pública estará aberta até o dia 2 de outubro e a compra deverá ser realizada a partir do mesmo mês, de acordo com a produção de cada agricultor que pode vender até R$ 6.500 em produtos por ano representando até 50% da produção semestral.
Entre 2019 e 2020, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente adquiriu 213 toneladas de alimentos produzidos na região, incluindo além de Araguaína, outras cidades como Aragominas; Nova Olinda e Filadélfia.

Como participar

Os interessados em vender seus produtos podem apresentar a documentação necessária das 12 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no Departamento de Agricultura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, localizado no prédio da Prefeitura de Araguaína, na Rua 25 de Dezembro, Centro.

Para que não haja aglomeração de pessoas na secretaria, evitando assim o avanço da covid-19, as inscrições estão sendo realizadas com agendamento de horário pelo telefone (63) 99234-3338. Todos os critérios de participação e documentos necessários estão disponíveis no Diário Oficial do Município nº 2.139, do dia 10 de setembro.