Educação

Araguaína avança na educação: cidade ultrapassa metas e vira exemplo em alfabetização infantil

Município ultrapassou, já em 2024, a meta projetada para 2025, com crescimento de quase 15 pontos percentuais do total de crianças alfabetizadas

A meta do Município até 2030, é alcançar 80% de crianças alfabetizadas
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Araguaína obteve um resultado expressivo na educação pública ao superar antecipadamente a meta nacional de alfabetização infantil para 2025.

O resultado tem como base o Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação no último dia 11 de julho, onde o Município avançou de 35,6% em 2023 para 50,51% em 2024 no número de crianças alfabetizadas.

O número representa um crescimento de 14,91 pontos percentuais e superou as metas para 2024 e 2025, que eram de 42,16%, e 49,19%, respectivamente.

Pelo reconhecimento desse trabalho, Araguaína foi contemplada com o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), concedido pelo Ministério da Educação em fevereiro de 2025, após atingir pontuação máxima.

“Esse avanço é fruto dos esforços da gestão municipal, que tem priorizado a alfabetização como política estratégica, realizando uma série de ações para o fortalecimento da educação infantil, que incluem desde estratégias para reduzir a evasão escolar, até o trabalho de capacitação contínua dos professores”, explica o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

Fortalecendo a educação

Entre as ações que a Prefeitura de Araguaína tem realizado, destacam-se o desenvolvimento do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, executado em parceria com o Governo do Estado, visando a formação continuada de professores, o uso dos resultados de aprendizagem, avaliação de fluência leitora e da avaliação formativa da plataforma Criança Alfabetizada do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação).

“O resultado também evidencia o trabalho dedicado dos professores em sala de aula, que têm colocado em prática estratégias pedagógicas alinhadas às formações recebidas, promovendo ambientes de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento da leitura e da escrita desde os primeiros anos escolares”, acrescentou a secretária da educação de Araguaína, Marzonete Duarte.

A meta do Município até 2030, é alcançar 80% de crianças alfabetizadas, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação.