Carregamento de vacina saindo de Palmas com destino a Araguaína
Foto: Governo do Tocantins

O Governo do Estado enviou 16.2 mil doses da CoronaVac para o Polo de Araguaína na tarde desta terça-feira (19). Daqui, o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan e a chinesa Sinovac, será distribuído para 58 municípios da região norte.

Nesta primeira etapa, o Ministério da Saúde encaminhou cerca de 44 mil doses do imunizante ao Tocantins, que chegaram em Palmas no início da noite de ontem (18). A previsão é que 2.300 doses da vacina sejam destinadas para Araguaína, segundo uma fonte do AN.

Uma parte do imunizante ficou na capital, onde o Governador Mauro Carlesse já lançou oficialmente a vacinação, e a outra será encaminhada aos demais 138 municípios tocantinenses. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não divulgou a quantidade de vacina que cada cidade vai receber.

A SES encaminhou o total de 16.288 mil doses para o polo de Araguaína, cuja carga está sendo escoltada pela PM e informou que o imunizante vau atender 58 cidades da região. “Amanhã, dia 20, a partir das 14h, os municípios poderão buscar as doses no polo em questão.” Informou a pasta.

Ainda segundo a SES, nesta primeira fase, serão imunizados trabalhadores da saúde, população indígena vivendo em terras indígenas e idosos com 60 anos ou mais, que estejam em instituições de longa permanência.

A primeira a ser vacinada em Araguaína será a técnica em enfermagem Deuzeleia Vieira, que tem 24 anos de experiência na profissão e trabalha na triagem de pacientes de covid-19 desde o começo da pandemia.