Notícias

Araguaína é destaque nacional em documentário do Sebrae sobre empreendedorismo e inovação

Município é o representante da região Norte do Brasil na produção que será exibida nos eventos da instituição em todo o país

O material faz parte do projeto Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae e será exibido durante os eventos da instituição em todo o país, mostrando Araguaína como exemplo de sucesso
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A cidade de Araguaína é uma das referências nacionais em um documentário que está sendo produzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  A instituição escolheu cinco cidades, uma cidade de cada região do país, que se destacaram em projetos municipais de empreendedorismo e inovação.

Além de Araguaína no Tocantins, representando a região Norte do Brasil, foram escolhidas as cidades de Tauá (CE), Cariacica (ES), Maracaju (MS) e Ponta Grossa (PR). A escolha de Araguaína para representar a região Norte foi feita pelo grande destaque do município nos projetos da Prefeitura de Araguaína nos  eixos de Inovação, Educação Empreendedora e Sala do Empreendedor.

“O araguainense tem sangue e alma empreendedora, nosso trabalho é fomentar esse desejo da população, dando ferramentas para que as pessoas prosperem. Quando a gente fortalece a vocação desses empreendedores, nós proporcionamos desenvolvimento para toda a cidade, qualidade de vida para as pessoas e geramos mais oportunidades”, destacou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

O material faz parte do projeto Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae e será exibido durante os eventos da instituição em todo o país, mostrando Araguaína como exemplo de sucesso na promoção de iniciativas de fomento à competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo no Brasil.

“Este programa trabalha de forma intensa com os municípios brasileiros para acelerar o desenvolvimento local, desburocratizar o ambiente de negócios, estimular a Sala do Empreendedor, e impulsionar a inovação e a educação empreendedora. Araguaína foi escolhida para representar a região Norte do Brasil, pois tem realizado um excelente trabalho, tanto na promoção do empreendedorismo, quanto na área de inovações tecnológicas que beneficiam a comunidade”, explica o gerente do Sebrae em Araguaína, Marcos Queiroz.

Cidade Empreendedora

Por meio da parceria com o Sebrae e do programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Araguaína tem realizado uma série de projetos que pretendem criar oportunidades para que o empreendedor possa investir e crescer, fomentando o empreendedorismo, geração de emprego e renda.

Entre as iniciativas está a Sala do Empreendedor, que tem como objetivo, simplificar e desburocratizar o processo de abertura, formalização, regularização e desenvolvimento de pequenos negócios, especialmente os Microempreendedores Individuais (MEI).

O projeto desenvolvido dentro da Secretaria Municipal da Fazenda virou referência em atendimento e inovação, e recentemente foi apresentado como case de sucesso no evento Transformar Juntos, um dos mais importantes eventos nacionais de políticas públicas promovido pelo Sebrae.

Ambiente de inovação

Além da Sala do Empreendedor, Araguaína também se destacou em outros dois eixos temáticos, com Inovação e Educação Empreendedora.  Araguaína foi a primeira cidade no Brasil a contratar uma empresa de tecnologia para prestar serviço por meio do Novo Marco Legal das Startups, implementado pela Lei Federal Complementar nº 182 de 2021.

A cidade também foi a primeira no país a aderir à plataforma GOV.BR do Governo Federal, além de implementar um sistema de inteligência artificial para agilizar o atendimento à população e centralizar os serviços do Município.

Educação empreendedora

Na área da educação, Araguaína ganhou destaque entre todas as cidades da região norte do país, com um trabalho que é realizado com mais de 10 mil alunos do Ensino Fundamental de Araguaína e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O projeto oferece, dentro das escolas municipais, aulas de desenvolvimento de estratégias de produtividade e comercialização de produtos.

A partir da metodologia aplicada ao longo do ano, os estudantes são incentivados a pensar desde pequenos sobre a importância do empreendedorismo. Além de desenvolver habilidades, também é preciso pôr em prática todo o aprendizado durante uma feira de empreendedorismo realizada entre os estudantes.