Notícias

Araguaína inicia Jogos Escolares com participação de 2 mil estudantes de 39 escolas municipais

Evento, que envolve mais de 2 mil estudantes, pretende potencializar o desenvolvimento infantil por meio de esporte

39 escolas municipais de Araguaína, das zonas urbana e rural, participarão da competição esportiva
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Com uma abertura digna de jogos olímpicos, os estudantes da Rede Municipal de Educação deram início aos Jogos Estudantis em Araguaína. A cerimônia, realizada nesta terça-feira, 27, na Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, contou com a apresentação das modalidades presentes na competição, além do desfile da tocha e acendimento da pira olímpica. O estudante Davi Martins, de 11 anos, foi o responsável pelo juramento oficial do evento que está na sua nona edição.

“No início eu estava nervoso, mas fiquei muito feliz de ser escolhido para fazer o juramento oficial. Esse evento é muito legal, pois escola não é só dentro da sala de aula, nos jogos a gente pratica esporte, se diverte e interage com estudantes de outras escolas”, diz o estudante Davi Martins.

Ao todo serão 10 modalidades que vão desde os tradicionais salto em distância, corrida, arremesso de peso e futsal, até modalidades como cabo de guerra, dama, e queimada, envolvendo 2.295 estudantes. Nesta edição, o tema escolhido pela Prefeitura de Araguaína foi “O poder transformador do esporte”, reforçando a importância do esporte no desenvolvimento integral das crianças matriculadas na rede municipal de educação.

O esporte, no contexto educacional, tem um poder incrível de ajudar no desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a cooperação, além de estimular a coordenação motora, a disciplina e a autoestima. O trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Araguaína vai além da sala de aula e o esporte auxilia neste trabalho como uma forma divertida e saudável de aprender valores importantes e de incentivar uma vida ativa desde cedo”, explica a secretária da Educação de Araguaína, Marzonete Duarte.

Democratizando o esporte

39 escolas municipais de Araguaína, das zonas urbana e rural, participarão da competição esportiva que seguirá até o mês de outubro. A primeira etapa terá corrida de 50m e 10m, salto em distância, arremesso de peso, cabo de guerra, jogo de dama, tênis de mesa e boliche. Já a segunda etapa terá início no mês de agosto, com futsal e queimada.

Além das competições infantis, também foi criada uma categoria especial para a participação dos estudantes matriculados no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e os jogos dos servidores da educação, com participação de 600 servidores.

O objetivo é democratizar o acesso à prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral tanto dos alunos, quanto dos colaboradores, como um fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, principalmente em áreas de vulnerabilidade social”, acrescenta a secretária da Educação.