
Com uma abertura digna de jogos olímpicos, os estudantes da Rede Municipal de Educação deram início aos Jogos Estudantis em Araguaína. A cerimônia, realizada nesta terça-feira, 27, na Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, contou com a apresentação das modalidades presentes na competição, além do desfile da tocha e acendimento da pira olímpica. O estudante Davi Martins, de 11 anos, foi o responsável pelo juramento oficial do evento que está na sua nona edição.
“No início eu estava nervoso, mas fiquei muito feliz de ser escolhido para fazer o juramento oficial. Esse evento é muito legal, pois escola não é só dentro da sala de aula, nos jogos a gente pratica esporte, se diverte e interage com estudantes de outras escolas”, diz o estudante Davi Martins.
Ao todo serão 10 modalidades que vão desde os tradicionais salto em distância, corrida, arremesso de peso e futsal, até modalidades como cabo de guerra, dama, e queimada, envolvendo 2.295 estudantes. Nesta edição, o tema escolhido pela Prefeitura de Araguaína foi “O poder transformador do esporte”, reforçando a importância do esporte no desenvolvimento integral das crianças matriculadas na rede municipal de educação.
“O esporte, no contexto educacional, tem um poder incrível de ajudar no desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a cooperação, além de estimular a coordenação motora, a disciplina e a autoestima. O trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Araguaína vai além da sala de aula e o esporte auxilia neste trabalho como uma forma divertida e saudável de aprender valores importantes e de incentivar uma vida ativa desde cedo”, explica a secretária da Educação de Araguaína, Marzonete Duarte.
Democratizando o esporte
39 escolas municipais de Araguaína, das zonas urbana e rural, participarão da competição esportiva que seguirá até o mês de outubro. A primeira etapa terá corrida de 50m e 10m, salto em distância, arremesso de peso, cabo de guerra, jogo de dama, tênis de mesa e boliche. Já a segunda etapa terá início no mês de agosto, com futsal e queimada.
Além das competições infantis, também foi criada uma categoria especial para a participação dos estudantes matriculados no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e os jogos dos servidores da educação, com participação de 600 servidores.
“O objetivo é democratizar o acesso à prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral tanto dos alunos, quanto dos colaboradores, como um fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, principalmente em áreas de vulnerabilidade social”, acrescenta a secretária da Educação.