A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no fim da tarde desta quinta-feira, 4, uma nova ação educativa da campanha Dezembro Vermelho, desta vez em um estacionamento de supermercado. A iniciativa reforça a prevenção ao HIV, e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), oferecendo testagem rápida, acolhimento e orientação em locais de grande circulação.
A mobilização faz parte de um conjunto de atividades que já vem sendo desenvolvido desde o início do mês dezembro em Unidades Básicas de Saúde e Terminal Rodoviário, ampliando o acesso da população aos testes de HIV, sífilis e hepatites virais durante todo o período da campanha, aproximando a prevenção do cotidiano das pessoas.
Prevenção que salva vidas
De acordo com a responsável pelo programa de IST de Araguaína, Isabela Carvalhedo, a campanha busca sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.
“O Dezembro Vermelho é uma oportunidade de levar informação e acesso ao teste para perto das pessoas. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a eficácia do tratamento e menor a chance de transmissão”, destacou Isabela.
Ela reforça ainda que o preconceito e a desinformação ainda afastam muitas pessoas do cuidado:
“O HIV hoje é uma condição tratável, mas precisa ser diagnosticado precocemente. Só conseguimos isso com prevenção, educação e testagem. A campanha leva esse cuidado para perto das pessoas, quebrando barreiras e reduzindo o estigma que ainda afasta muitos do atendimento”, explicou.
Dados epidemiológicos acendem alerta
Os números reforçam a importância da campanha. Em 2024, 79 pessoas foram diagnosticadas com HIV em Araguaína. Neste ano, apenas entre janeiro e outubro de 2025, já foram 62 casos, incluindo 10 gestantes. A maior parte dos casos está concentrada entre jovens do sexo masculino, de 21 a 30 anos.
Entre 2021 e 2025, o município registrou 362 casos de HIV em adultos, sendo 269 homens (74,3%) e 93 mulheres (25,7%). A faixa etária mais afetada é composta:
● 21 a 30 anos: 46,1%
● 31 a 40 anos: 21%
● 41 a 50 anos: 11,6%
● 16 a 20 anos: 8%
Atendimento especializado e gratuito
Todos os casos diagnosticados em Araguaína são acompanhados pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), referência regional que oferece: consultas médicas e multiprofissionais, exames e monitoramento, tratamento gratuito com antirretrovirais fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS). A testagem rápida também está disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde
.
PrEP e PEP: proteção antes e depois da exposição
Além do uso de preservativos e da testagem regular, Araguaína também conta com importantes ferramentas de prevenção oferecidas pelo SUS: a PrEP (profilaxia pré-exposição) e a PEP (profilaxia pós-exposição).
A PrEP é um medicamento de uso contínuo, indicado para pessoas com maior risco de exposição ao HIV, que ajuda a impedir que o vírus se estabeleça no organismo em caso de contato. Já a PEP é um tratamento de emergência, que deve ser iniciado em até 72 horas após uma situação de risco, como relação sexual desprotegida, violência sexual ou acidente com material biológico.
Próximas ações do Dezembro Vermelho
As atividades seguem ao longo do mês com campanhas educativas, testagem, rodas de conversa e distribuição de preservativos em diferentes pontos da cidade. Confira as próximas UBS que receberão a programação:
8 de dezembro (segunda-feira):
- UBS Jardim das Flores
- UBS Setor José Ferreira
10 de dezembro (quarta-feira):
- UBS Costa Esmeralda;
- UBS Setor Couto
- UBS Setor Tereza Hilário
11 de dezembro (quinta-feira):
- UBS Setor Barros;
- UBS Setor Pontes;
- UBS Nova Araguaína;
- UBS Setor JK
12 de dezembro (sexta-feira):
- UBS Lago Azul
16 de dezembro (terça-feira):
- UBS Vila Aliança
17 de dezembro (quarta-feira):
-UBS Bairro de Fátima

