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Araguaína lança Marca Turística e apresenta investimentos do Município para o setor

Cerimônia marcou a inclusão de Araguaína no Mapa do Turismo Brasileiro e apresentou oportunidades de investimento no setor.

O lançamento faz parte de uma série de investimentos do Município, que inseriu Araguaína no Mapa do Turismo Brasileiro
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína realizou nesta quarta-feira, 7, o lançamento oficial da Marca Turística do Município, durante cerimônia no Espaço Cultural. O evento contou com a presença de representantes de entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Agência de Fomento do Estado do Tocantins, além de empresários do ramo hoteleiro e de serviços ligados ao turismo.

O lançamento faz parte de uma série de investimentos do Município, que inseriu Araguaína no Mapa do Turismo Brasileiro, dando visibilidade à cidade como destino turístico no Portal da Amazônia. A ação visa movimentar o comércio e atrair novos investimentos para a cidade.

Nosso objetivo é consolidar a cidade como um ambiente de negócio turístico, criando mais oportunidades ao empresário e ampliando possibilidades de novos investimentos. Araguaína não é apenas capital do boi gordo ou referência em tratamentos de saúde. Estamos oferecendo aos nossos visitantes atrações de ecoturismo da própria cidade, bem como uma base logística para atrações da macrorregião, que inclui o norte do Tocantins, Pará e sul do Maranhão com a Chapada das Mesas”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Joaquim Quinta Neto.

Plano Municipal de Turismo

Para a inserção de Araguaína no Mapa do Turismo Brasileiro, a Prefeitura elaborou um Plano Municipal de Turismo, desenvolvido a partir de um estudo técnico em parceria com o Sebrae. O plano destaca que a cidade possui potencial turístico além do segmento de negócios, com atrações voltadas ao ecoturismo e turismo de aventura, pesca esportiva, além de equipamentos públicos como o Centro de Canoagem e o Centro de Convenções, com localização estratégica para acesso a outros destinos da região.

“Por meio do levantamento que fizemos, foram mapeadas cerca de 300 atrações turísticas em toda a região de influência de Araguaína, em um raio de 280 quilômetros. Também está sendo realizada a capacitação de pequenos empresários e trabalhadores do setor para melhor receber os visitantes”, contou o gerente regional do Sebrae em Araguaína, Marcos Queiroz.

Acesso a novos investimentos

A entrada de Araguaína no Mapa do Turismo Brasileiro também possibilita o acesso de empresários do setor a financiamentos por meio da Agência de Fomento do Estado do Tocantins, instituição financeira não bancária voltada para projetos de desenvolvimento.

“Os recursos só podem alcançar os empresários e empreendedores de Araguaína quando a cidade entra para este mapa do turismo. Os valores liberados por meio de financiamentos com juros abaixo do mercado são exclusivos àqueles devidamente registrados em atividades ligadas ao segmento, mas podem ser utilizados de diversas formas, como reforma e ampliação de um negócio, aquisição de equipamentos, entre outras melhorias que proporcionam o crescimento do negócio”, orientou o assessor de negócios da Agência de Fomento, Ricardo Velloso.

Para a empresária Flávia Carvalho, que possui uma agência de turismo em Araguaína há 12 anos, esta é uma grande oportunidade de crescimento.

“Fico muito feliz de ver o empenho do Município em fortalecer o turismo da nossa cidade, possibilitando também que o empreendedor cresça junto com a cidade. Nossa empresa sempre levou turistas daqui para outras regiões do país, e agora consigo ver o potencial para trazer turistas também para Araguaína”, comentou.