
A Prefeitura de Araguaína irá realizar neste sábado, 9 de agosto, o dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. O objetivo da iniciativa é garantir a erradicação da doença na cidade após o registro de casos de sarampo no Tocantins.
Apesar da vacina estar disponível todos os dias nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, a programação especial pretende mobilizar um maior número de pessoas até as unidades para o cumprimento do protocolo de vacinação, que de acordo com o último relatório da Secretaria Municipal da Saúde, já alcançou 80% do público alvo para a primeira dose.
“Nossa intenção é prevenir a entrada da doença na nossa cidade, fazendo o bloqueio com a única forma realmente eficaz, que é a vacinação. As doses estão disponíveis em todas as UBS e é necessário o engajamento de toda a comunidade neste trabalho de imunização”, ressalta a secretária de saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
Dia D
Durante o Dia D, no sábado, 9 de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde funcionarão das 8h às 17h com a vacinação contra o sarampo e atualização dos cartões de vacinação para as demais vacinas da rotina, além de pontos especiais, no shopping Lago Center das 14h às 19h e na Escola Municipal Zeca Barros, na Vila Santiago, das 8h às 17h. A vacina tríplice viral, utilizada para imunização contra o sarampo, é indicada para a população com idade entre 1 ano e 59 anos.
“A vacinação é a forma mais eficaz de combater o Sarampo, que é uma doença altamente contagiosa, podendo causar complicações graves. A transmissão do vírus da doença ocorre de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Portanto, é fundamental a vacinação”, explica a diretora de imunização de Araguaína, Samila Braga.
O CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) de Araguaína está acompanhando os casos de sarampo registrados no Tocantins nos últimos meses, que atualmente, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, somam 16 casos confirmados e está trabalhando em conjunto com as equipes de imunização e vigilância sanitária para prevenir e conter eventuais casos da doença no município.
Público-alvo
Araguaína também recebeu estoque da “Dose Zero”, disponibilizada pelo Ministério da Saúde para a imunização de crianças com idade entre 6 meses a menores de 1 ano. O objetivo de aplicar uma dose extra da vacina dupla viral (sarampo e rubéola) para bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias.
A intenção é que as crianças menores de 1 ano, recebam a proteção antes da vacinação de rotina, que ocorre somente aos 12 meses, com o primeiro reforço aos 15 meses.
Dentro do protocolo de rotina, a primeira dose da tríplice viral deve ser administrada com 1 ano de idade e a segunda dose com 1 ano e três meses. Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade não vacinadas ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses de tríplice viral e pessoas de 30 a 59 anos de idade não vacinadas devem receber apenas uma dose de tríplice viral.
Trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem receber ou completar o esquema de duas doses de tríplice viral. Ao procurar a Unidade Básica de Saúde é necessário apresentar documento pessoal com foto e a carteira de vacinação.