Promovido pela Prefeitura de Araguaína, o 14º Fórum Permanente de Educação Infantil do Tocantins (Feito) será realizado nesta sexta-feira, 2, das 8 às 11 horas e das 14h30 às 16h30. O evento terá palestras com especialistas em educação, saúde mental e música, que serão transmitidas on-line pelo canal do Youtube da Secretaria da Educação. O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, participará da abertura do evento.
Mais de nove mil pessoas assistiram às transmissões no evento realizado em 2021, entre diretores, coordenadores e professores que atuam na educação infantil da rede municipal e ainda de instituições públicas e privadas da educação infantil de municípios de várias regiões do Brasil. “Ter um fórum como esse é muito importante, porque a base da educação para toda vida é a educação infantil”, afirmou a secretária executiva da Educação, Ana Cláudia de Oliveira.
O evento
A primeira palestra, pela manhã, será “Reencontrar-se com a educação infantil no contexto atual”, com Emília Cipriano, que é doutora em educação, mestre em psicologia da educação pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Goiás. Na sequência o público terá a apresentação do tema “O processo de reestruturação de referencial curricular da educação infantil”, com Lucileda Sobrinho, que é supervisora, orientadora educacional e formadora da Secretaria da Educação de Araguaína.
Pela tarde, o início das palestras tem o tema “O cuidado com a saúde mental dos profissionais da educação”, com Hytalo Mangela, que é psicólogo e especialista em saúde mental. A última atração do evento será “A musicalização na educação infantil”, com Julia Pittier e Daniel Ayres do Duo Badulaque, grupo trabalha a música como instrumento lúdico na educação.
Como participar
Para receber a certificação é necessário realizar inscrição previamente, até as 23h59 desta quinta-feira, 1º, através do seguinte link: http://eventos.situeme.
A transmissão contará com acessibilidade para pessoas com deficiência, como tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Investimento na educação
Cerca de 40% do orçamento do Município é destinado para educação, o que contribuiu para dobrar a capacidade de atendimento, que saltou de 12 para mais de 25 mil alunos em Araguaína, garantindo vagas para todos. Desde 2013, a Prefeitura de Araguaína entregou 16 novas unidades de ensino. Atualmente está em construção uma escola de tempo integral na Vila Azul.
Como resultado das ações na área, o Município tem recebido vários prêmios a nível nacional pela evolução nos seus índices educacionais, com o Prêmio Excelência em Educação do Instituto Ayrton Senna em 2015 e o Prêmio Excelência em Gestão Pedagógica e em Infraestrutura em 2016. Recebeu ainda o Prêmio Nise da Silveira, entregue pela Câmara dos Deputados, pelo trabalho realizado na Clínica-Escola Mundo Autista.