
O prêmio foi entregue esta semana aos secretários que tiveram destaque à frente da gestão do serviço de saúde em seus municípios durante 2019 e 2020, todos os gestores foram selecionados pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS – TO).
O “Secretário Nota 10” deste ano também levou em conta as ações realizadas para o enfrentamento da pandemia de covid-19, destacando o trabalho feito pela Secretaria da Saúde de Araguaína, atualmente referência para o enfrentamento do vírus em todo o Tocantins.
“Foi muito gratificante receber esta homenagem pelo nosso trabalho. Com a chegada da pandemia no Tocantins, todos os gestores de saúde do estado tiveram que se empenhar bastante e essa premiação é com certeza um reconhecimento pelo esforço de todos para garantir a saúde e segurança da população”, comentou Ana Paula Abadia, secretária da Saúde de Araguaína.
O evento aconteceu em Araguaína e foi destinado aos Secretários Municipais de Saúde da Região Médio Norte, que conta com 17 municípios. Para o ano de 2019, foram adotados critérios como o indicador do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde que deveria ter um alcance mínimo de 80%, assim como o cumprimento das metas pactuadas dos indicadores de saúde para melhorar o serviço de saúde oferecido à população.
De acordo com o último boletim epidemiológico de Araguaína, o número de casos confirmados de covid-19 por semana atualmente é de 121, registrando uma queda em relação às últimas três semanas, quando o número chegou a 128. Já no pico da pandemia a média alcançou o patamar de 1.219 casos confirmados por semana. Para a secretária da saúde de Araguaína, o momento ainda é de cuidado.
“Por mais que o número de casos tenha diminuído na nossa cidade, nós continuamos no enfretamento da covid19, dando todo o suporte aos pacientes juntamente com outros serviços de saúde que temos que dar continuidade", explicou Ana Paula Abadia.