Notícias

Araguaína recebe Selo Unicef pelo avanço na proteção e desenvolvimento das crianças

Cidade alcançou a pontuação máxima e está entre os municípios que avançaram mais do que a média nacional na Saúde, Educação e proteção contra a violência infantil

Para alcançar estes objetivos, foram realizadas uma série de ações, como a garantia ao acesso à educação inclusiva de qualidade
Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

Araguaína foi destaque em mais um prêmio nacional, recebendo desta vez o selo UNICEF, edição 2021-2024, após alcançar a pontuação máxima nos quesitos estabelecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, estimulando e reconhecendo avanços reais e positivos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
 
Para receber o selo, Araguaína alcançou um desenvolvimento acima da média nacional em ações que promoveram a saúde física e mental de crianças e adolescentes, hábitos de higiene e proteção social nos últimos quatro anos. Entre as ações estão a ampliação da cobertura vacinal, ações para reduzir a evasão escolar e aplicação de políticas contra a violência.
 
Dos 139 municípios do Tocantins, apenas 15 foram premiados com o selo UNICEF e Araguaína ficou à frente das cidades de Gurupi e Palmas, que não receberam a premiação.
 
“A conquista deste selo mostra que estamos no caminho certo para o desenvolvimento da nossa cidade. Araguaína tem sido destaque nacional em diversas áreas de responsabilidade do poder municipal, pois nosso trabalho é melhorar a vida da população. Temos investido igualmente na infraestrutura, saúde, educação e assistência social, que são as áreas de maior demanda para nós”, destaca o prefeito Wagner Rodrigues.
 

Pontuação máxima
 

A conquista do selo UNICEF exige que o município alcance uma pontuação mínima estabelecida em três eixos distintos, que são os indicadores de impacto social, como o Desenvolvimento infantil na primeira infância, Educação de qualidade e hábitos de higiene, além do Acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas.
 
Em todos os indicativos, Araguaína conquistou a pontuação máxima e, para alcançar estes objetivos, foram realizadas uma série de ações, como a garantia ao acesso à educação inclusiva de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem, a realização da Semana do Bebê e qualificação dos serviços nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O prêmio deverá ser entregue no mês de dezembro durante uma cerimônia em Palmas.