
Ao menos 72 pessoas receberam diagnóstico para Aids neste ano em Araguaína. Além disso, outras nove pessoas morreram em decorrência do agravamento da doença, durante os 11 meses deste ano.
Os números foram divulgados pela prefeitura de Araguaína, na manhã desta quarta-feira, 1. Junto aos dados, o município também informou que a Secretaria da Saúde de Araguaína, por meio de profissionais da Vigilância Epidemológica e Atenção Básica, fará testes gratuitos de HIV na população nesta quarta-feira, 1º, Dia Mundial de Luta contra a Aids.
A ação, que será realizada das 13 às 18 horas, no estacionamento da Feirinha, pretende realizar mais de 80 testes, tendo ainda como foco pessoas em situação de rua.A testagem faz parte das ações da Campanha Dezembro Vermelho, que busca despertar a necessidade de prevenção, promover o entendimento sobre o tratamento e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade.
Para fazer o teste, disponível com a equipe de saúde em um microônibus, basta apresentar os documentos pessoais. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os testes possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento adequado em tempo hábil, diminuindo a cadeia de transmissão da doença.