Araguaína saltou da posição 81ª para a 24ª em Desenvolvimento Econômico
Foto: Marcos Sandes Filho

Araguaína, a capital econômica do Tocantins, se destacou mais uma vez no ranking das 100 Melhores Cidades do Brasil para se fazer negócios 2019. O índice divulgado recentemente pela Revista Exame é elaborado pela Urban Systems.

O estudo analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, considerando aquelas com as melhores oportunidades para investimentos. Esta é a 6ª edição da pesquisa, que analisou 317 municípios do país.

O índice foi elaborado após mais de um ano de pesquisa de estudos internacionais que tratam do tema de Cidades Inteligentes, e analisou 70 indicadores em 11 eixos estruturantes, sendo: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Araguaína estreou bonito no ranking geral da pesquisa que lista as 100 melhores, ocupando a posição 61ª, com nota 10,464 no Índice de Qualidade Mercadológica; em 2018 Araguaína não apareceu nesse índice.

Com o resultado deste ano, a cidade ficou à frente de seis capitais: Manaus (70ª), Fortaleza (81ª), Campo Grande (82º), Porto Velho (86ª), Aracaju (89ª) e Teresina (94ª).

100 Melhores Cidades para Fazer Negócios 2019 (Foto: Reprodução Urban Systems)

O estudo apresenta ainda quatro recortes dos melhores municípios em desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano.

Em 2018, Araguaína apareceu apenas no indicador das 100 melhores em Desenvolvimento Econômico, quando ocupou a 81ª posição. Agora, no ranking de 2019, a cidade avançou 57 posições e ficou no 24º lugar em Desenvolvimento Econômico. Esse recorte analisa 15 indicadores dos eixos: Econômico, Financeiro e Transporte.

Das cidades tocantinenses, apenas Palmas e Araguaína aparecem no estudo, por possuírem mais de 100 mil habitantes. O destaque para a capital Palmas foi no quesito Capital Humano, onde a cidade aparece na 9ª posição. Nesse indicador são analisadas questões sociodemográfica, econômicas e do setor de educação, em diferentes níveis de ensino, contrapondo não apenas a oferta do capital humano atual, como também o cenário futuro.

O Ranking das “Melhores Cidades para Fazer Negócios” é um estudo produzido anualmente pela Urban Systems para a revista Exame. Com 20 anos de existência, a empresa é considerada referência em inteligência e consultoria de mercado em todo Brasil.

Araguaína subiu posições no ranking de Desenvolvimento Econômico (Foto: Reprodução)