Conhecido nas ruas e em movimentos populares de Araguaína, o empresário Radmark Saraiva Martins tem ganhado visibilidade ao se autointitular “deputado sem diploma”. A expressão, segundo ele, reflete mais de 30 anos de atuação política fora de cargos eletivos, período em que afirma ter defendido causas populares e enfrentado o que chama de “sistema”.
Radmark argumenta que mesmo sem mandato, já exerce na prática o papel de vereador e deputado, especialmente ao atuar em pautas consideradas difíceis. Ainda assim, avalia que a atuação pode ganhar mais força com um cargo eletivo.
Por isso, projeta disputar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Tocantins nas eleições de 2026.
A pré-candidatura deve ser pelo Democratas. Com um discurso crítico, ele se posiciona contra problemas estruturais da gestão pública e faz oposição ao que classifica como “velha política”.
O empresário afirma manter uma postura firme no campo político, dizendo não mudar de posicionamento ou “ficar em cima do muro”. Alinhado à direita conservadora, declara representar o que considera o “verdadeiro bolsonarismo” no Tocantins.
Figura conhecida por declarações diretas, Radmark admite ser chamado de “doido”, mas rebate com ironia. “Sou um doido inteligente, que fala o que muitos não querem ouvir”.
A eventual candidatura ainda depende das definições partidárias.



