A noite desta terça-feira, 22, foi marcada pela presença do regionalismo e da musicalidade da cultura tocantinense nos palcos do 9º Salão do Livro e da 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte). Braguinha Barroso, Toninho Borges e Mônica Soares apresentaram o melhor da música popular para o público presente no evento.
Quem abriu a noite do Palco Fecoarte foi a Banda Municipal Sanfoneiro Argemiro, do município de São Valério. Formada por jovens e regida pelo maestro Wada Francyel, a banda sinfônica encantou a todos com sua música instrumental e harmônica e foi aplaudida por uma grande plateia que assistiu à apresentação. O grupo também tocou nos intervalos das atrações que subiram ao palco.
Após a apresentação da banda municipal, foi a vez do cantor e compositor Braguinha Barroso abrilhantar a noite do Palco Fecoarte. Com o trabalho Sertanejo Tropical, o artista trouxe o calor e a beleza da música e da cultura nortista. “No meu show, tem muita música popular brasileira, canções de artistas que admiro, como Gilberto Gil e Alceu Valença. Toco muitas canções regionais, de artistas amigos, como Genésio Tocantins e Juraíldes da Cruz”, explicou.
Nascido em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, o músico já tocou em oito das nove edições do Salão do Livro, trazendo sempre os ritmos tocantinenses e as raízes africanas. Enquanto Braguinha tocou ninguém ficou parado. Os jovens de São Valério se reuniram em frente ao palco e improvisaram coreografias a cada música entoada pelo cantor.
Para fechar a noite do Palco Fecoarte, o músico Toninho Borges apresentou o show Uma noite de Saudade. Mineiro, o artista que começou sua carreira nos anos 80, fez do Tocantins seu lar e desde então compõe canções que mostram toda a beleza, a riqueza e a identidade cultural do interior do País.
Durante a apresentação musical, o público foi transportado para a época das serenatas na janela. “Esse é um show que vale a pena ser assistido, fazemos um apanhado de músicas antigas, como as do saudoso Pixinguinha, além de músicas da nossa terra e marchinhas de carnaval”, declarou. O músico também elogiou a iniciativa do Governo de valorização dos artistas regionais e elogiou a estrutura do evento.
Mônica Soares
Para terminar a noite com chave de ouro, a cantora Mônica Soares subiu ao Palco Livro para animar a plateia ao som de muito samba e clássicos da MPB, com sua nova banda, formada por músicos de renome no cenário nacional.
Natural de Ponte Alta, a artista animou o público com sua voz marcante e seu jeito doce de cantar, encantando a todos do início ao fim da apresentação. O show também contou com a participação especial do cantor, compositor e humorista Paulo Vieira, que se juntou a Mônica para tornar a noite inesquecível.