Escalar negócios envolve crescer de forma exponencial
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Escalar um negócio significa preparar o terreno para permitir e apoiar o crescimento de uma empresa sem que ela seja prejudicada com o novo fluxo de clientes. Fazer isso requer boas doses de planejamento, financiamento e investimento em tecnologia e processos adequados.

Planejamento e um objetivo claro são os primeiros passos:

É impossível seguir o caminho certo sem ter um objetivo definido e sem saber a situação em que a empresa realmente se encontra. Sendo assim a primeira parte é fazer uma análise objetiva da companhia e de suas capacidades.

Em seguida, é necessário planejar o que é preciso para aumentar as vendas do produto ou serviço. Os melhores planejamentos começam com uma previsão detalhada da expectativa de crescimento das vendas, dividida por número de novos clientes, pedidos e receita que a empresa pretende gerar.

O plano deve ser feito em uma planilha em que esses números estejam divididos por um período mensal e quanto mais específico ele for, mais realista serão as projeções para o futuro da empresa e a obtenção de dados essenciais como o custo de aquisição de clientes.

Em seguida, é preciso considerar quais os procedimentos que serão utilizados para solucionar os problemas encontrados e alcançar os objetivos que foram definidos e como tudo isso será implementado nas próximas semanas, meses e até mesmo anos.

Inclusive, nessa etapa já é necessário pensar em diversas situações hipotéticas em relação aos problemas gerados pelo crescimento exponencial da empresa e como lidar com eles.

Por exemplo, se o número de vendas dobrar ou quintuplicar em poucos dias após a introdução de uma nova tecnologia, é necessário ter no plano qual será a infraestrutura necessária e o orçamento previsto para conseguir entregar os pedidos e manter os clientes satisfeitos. Um exemplo possível seria a adesão de um restaurante a um aplicativo de entregas. É necessário estar preparado para a potencial nova demanda.

Desenvolver um site ou aplicativo e investir em tecnologia é essencial

Conforme mencionado acima, a tecnologia torna mais fácil e mais barato escalar um negócio e é possível obter economias enormes de escala e muito mais rendimento, com menos mão de obra, ao se investir da maneira correta em inovação e existem diversas formas de se fazer isso.

Uma das estratégias mais importantes para escalar qualquer negócio de uma forma exponencial é desenvolver um site ou aplicativo e a técnica funciona até mesmo com negócios já estabelecidos.

Por exemplo, os cassinos físicos já eram um dos setores mais bem-sucedidos e estabelecidos em diversos países no início dos anos 90, mas a introdução de inovadores sites de jogos de cassino online fez com que o setor se espalhasse por todos os cantos do mundo e crescesse a uma velocidade inimaginável sem essa tecnologia.

Além do site ou aplicativo, que são duas das principais formas pela qual clientes encontram todo tipo de serviços nos tempos atuais, também é necessário pensar em como administrar o negócio com custos mais baixos e eficientes e a automação, como a que é utilizada no agronegócio para bater metas históricas de produção, é uma das melhores formas para atingir esse objetivo.

Automação melhora a administração da empresa e permite que funcionários foquem em tarefas complexas

Existem muitas vantagens na automação comercial e a automação de maneira geral minimiza o trabalho manual e processos repetitivos e faz com que os colaborares fiquem livres para focar em tarefas mais complexas enquanto o empreendedor pode focar em administrar seu negócio de forma mais racional e objetiva.

O número de produtos de automação no mercado aumentou de forma significativa na última década e é possível encontrar todo tipo de soluções de automação em relação a CRM, gerenciamento de vendas, transporte, RH e muitas outras áreas importantes para o crescimento do negócio.

Conseguir financiamento e investidores é o último passo

Independente da estratégia de escala utilizada, é necessário utilizar recursos financeiros para financiar o crescimento e ajudar a implementar as ações necessárias para levar o negócio para o próximo nível.

A falta de recursos pode ser um grande obstáculo para as empresas em crescimento e startups de maneira geral, mas existem muitas opções interessantes que podem ser utilizadas antes de buscar investimento externo.

A introdução de um modelo de assinatura mensal é uma das estratégias mais inteligentes para qualquer empresa em crescimento e funciona tanto no curto quanto no longo prazo.

Não é surpresa que muitas empresas tenham passado a adotar esse modelo de negócios já que além de criar um fluxo de renda muito mais regular e previsível, esse modelo também aumenta a fidelidade dos clientes e permite diversas estratégias de marketing relacionadas ao oferecimento dos outros produtos da companhia.

Por exemplo, a Audible, empresa norte-americana de audiolivros, oferece modelos de assinatura e exemplares avulsos, mas os assinantes do serviço ganham 30% de desconto em todo o catálogo da companhia e recebem ofertas diárias de obras em promoção.

Além disso, conforme mencionado acima, antes de buscar qualquer investimento externo é crucial que o empreendedor observe todas as áreas do seu negócio e corte todos os custos desnecessários para aumentar o caixa sem depender de outras empresas ou investidores.

Escalar depende de criar um bom plano e colocá-lo em ação

Qualquer empresa pode montar e executar um plano que lhe permita escalar seus negócios de forma exponencial, mas para fazer isso é necessário seguir todos os passos acima de forma impecável, administrar a empresa de forma racional e objetiva e, principalmente, utilizar os recursos disponíveis da forma correta.