Ramila Macedo
A Escola Municipal Bom Jesus de Wanderlândia, contemplada no Programa Mais Cultura na Escola, receberá ações educativas voltadas para a Cultura Afro-Brasileira durante seis meses. O projeto será realizado em parceria com a Associação Negra Cor de Araguaína- ANCA, a qual promoveu a abertura aos trabalhos no último dia 25.
Atividades
Segundo o coordenador da Associação Negra Cor, Manuel Barbosa, a ideia é trabalhar com 110 alunos, de 7 a 18 anos, e professores da Escola Bom Jesus oficinas pedagógicas, cinema, palestras com temas sobre preconceito racial e social, Racismo. Além de Máscaras Africanas, dança e teatro, como ferramenta de mobilização e formação, buscando a interação e aplicabilidade da Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação básica.
A abertura ocorrida na sexta-feira, 25, envolveu os grupos de dança Pérola Negra e Ziriguidum, compostos por alunos das escolas de Araguaína CEM Dr. José Aluísio e do CAIC, sob orientação da professora Valdânia (membro da ANCA). Além disso, houve apresentação teatral da Personagem Esculacha, além de palestras dos professores membros da Associação Negra Cor de Araguaína Telma Sousa Santos e Manuel Barbosa.
Objetivo
De acordo com os coordenadores da ANCA, o objetivo dessas ações é garantir o direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira e o direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional. No final do programa, os organizadores esperam potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura.
O projeto é inteiramente desenvolvido com o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Wanderlândia-TO (Secretária Francinete Ribeiro Ferreira) e gestora professora Simone Ferreira da Silva.