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Atendimento digital e outros benefícios facilitam vida de consumidores da zona rural

Clientes podem realizar a própria medição de consumo e utilizar aplicativo para entrar em contato com a Energisa

Famílias que moram em áreas rurais podem fazer a própria medição de consumo de energia.
Foto: Divulgação

A Agrotins continua com força total. Após o período de pandemia, quando a feira passou a ser apenas digital, é o primeiro ano em que produtores rurais e empresários podem trocar experiências e aproveitar benefícios em uma feira 100% presencial. E, para estender os benefícios, a concessionária de energia do Tocantins preparou algumas dicas que clientes rurais podem obter ao longo de todo ano, como a autoleitura, calendário rural, além de benefícios e descontos exclusivos para estes consumidores. 

No Tocantins, mais de 90 mil famílias que moram em áreas rurais podem fazer a própria medição de consumo de energia elétrica, por exemplo. A autoleitura rural é autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e permite o acompanhamento da conta de luz mensalmente. Com as informações em mãos, os clientes podem informar o consumo também por meio dos canais digitais da Energisa, tornando todo o processo mais rápido e prático. 

Atualmente, 14% dos consumidores de energia elétrica do Tocantins fazem parte do público que pode realizar a autoleitura. Esses clientes devem seguir o calendário rural, entregue pelos leituristas ou disponíveis nas agências ou postos de atendimento da Energisa.  Os dados de consumo devem ser informados com até três dias antes da data da próxima leitura, que também está indicada na conta de energia, ou seguir as datas informadas pelo calendário rural. As informações podem ser enviadas pelo app Energisa On, pelo WhatsApp Gisa, pela agência digital energisa.com.br ou, ainda, pelo 0800 721 3330.   

“A realização da autoleitura é simples e apenas visual para garantir a segurança do cliente, basta o consumidor anotar o número que está no visor do medidor, acionar um dos canais de atendimento da empresa e repassar as informações. Um processo sem complicações e feito para melhorar o andamento do trabalho”, enfatiza a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz. Outra facilidade é o recebimento da conta de energia por e-mail. "Muitas regiões não possuem serviço postal, o que dificulta a entrega da fatura. Por isso, o envio por e-mail é uma excelente opção. Para solicitar, basta entrar em contato pelos canais de atendimento", reforça a coordenadora.

De acordo com a resolução da Aneel, as distribuidoras de energia têm permissão para fazer a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. Isso porque as distâncias entre os consumidores nessas áreas são muito maiores, além das dificuldades de acesso. Por isso, é importante que o cliente rural realize esse procedimento dentro das datas especificadas no calendário rural, para evitar que a medição do consumo seja feita com base nos últimos 12 meses. 

Mais informações sobre benefícios para clientes rurais estão disponíveis no estande da Energisa na Agrotins e pelos canais digitais de atendimento:

Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)  

Assistente virtual Gisa (WhatsApp)www.gisa.energisa.com.br 

Call center - 0800 721 3330  

www.energisa.com.br  

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